Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24331
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JussaraPeccini_tcc.pdf144,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As condicionantes geopolíticas na comercialização de produtos de defesa : o caso da nova aeronave de combate do Brasil
Autor(es): Peccini, Jussara
Orientador(es): Vaz, Alcides Costa
Assunto: Geopolítica
Aeronáutica
Aviões militares
Defesa nacional
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 7-Jul-2020
Referência: PECCINI, Jussara. As condicionantes geopolíticas na comercialização de produtos de defesa: o caso da nova aeronave de combate do Brasil. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O propósito principal deste trabalho é analisar as condicionantes geopolíticas na comercialização de produtos de defesa partindo do caso de aquisição de 36 aeronaves de combate pelo Brasil. A transação efetivada em 2014 é considerada a maior do gênero na América do Sul e também para a Suécia. Por isso, este artigo busca identificar os interesses envolvidos na transação, especialmente na área aeronáutica, considerada estratégica para o país.
Abstract: The main purpose of this work is to analyze the geopolitical factors on the defense products market, based on the case of the acquisition of 36 combat aircraft by Brazil. The transaction entered into in 2014 is considered the largest of its kind in South America and also to Sweden. Therefore, this article seeks to identify the interests involved in the transaction, especially the aeronautics area, considered strategic for the country.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XIX Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.24331
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.