Título: | Projeto de sistema de arrefecimento para um veículo de Fórmula SAE |
Autor(es): | Medeiros, Guilherme Tabatinga |
Orientador(es): | Oliveira, Taygoara Felamingo de |
Assunto: | Refrigeração Sistemas de arrefecimento Veículos Permutadores térmicos |
Data de apresentação: | 26-Nov-2018 |
Data de publicação: | 18-Jun-2020 |
Referência: | MEDEIROS, Guilherme Tabatinga. Projeto de sistema de arrefecimento para um veículo de Fórmula SAE. 2018. xv, 124 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Uma metodologia para dimensionamento de sistemas de arrefecimento foi utilizada em conjunto com o método da Efetividade - Número de Unidades de Transferência (𝜖 − 𝑁𝑈𝑇), para projetar trocador de calor. Utilizou-se a curva de Pressão Média Efetiva de Atrito obtida por uma simulação do sistema de powertrain do veículo da equipe Apuama Racing para estimar a taxa de calor a ser dissipada pelo sistema de arrefecimento. Obteve-se experimentalmente o calor real dissipado bem como a vazão mássica de água. Através de um algoritmo criado no MATLAB, obteve-se uma área superficial para cada rotação do veículo e para uma faixa de velocidades do ar na superfície do trocador em duas situações críticas diferentes. Simulou-se o trocador de calor com auxílio do software STAR-CCM+. Concluiu-se o projeto do sistema de arrefecimento, de acordo com a metodologia adotada, finalizando em custos de fabricação do sistema. |
Abstract: | A methodology for designing cooling systems was used in conjunction with the Effectivity Method - Number of Transfer Units (𝜖 − 𝑁𝑇𝑈) to design a heat exchanger. The Friction Mean Effective Pressure curve obtained by a simulation of the Apuama Racing team’s vehicle powertrain system was used to estimate the rate of heat to be dissipated by the cooling system. It was obtained experimentally the real heat dissipated and the mass water flow. Through an algorithm created in MATLAB, a surface area was obtained for each rotation of the vehicle and for a range of air velocities on the surface of the exchanger in two different critical situations. The heat exchanger was simulated using the software STAR-CCM+. The design of the cooling system was completed, according to the adopted methodology, finalizing in manufacturing costs of the system. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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