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dc.contributor.advisorOliveira, Taygoara Felamingo de-
dc.contributor.authorMedeiros, Guilherme Tabatinga-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Guilherme Tabatinga. Projeto de sistema de arrefecimento para um veículo de Fórmula SAE. 2018. xv, 124 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.pt_BR
dc.description.abstractUma metodologia para dimensionamento de sistemas de arrefecimento foi utilizada em conjunto com o método da Efetividade - Número de Unidades de Transferência (𝜖 − 𝑁𝑈𝑇), para projetar trocador de calor. Utilizou-se a curva de Pressão Média Efetiva de Atrito obtida por uma simulação do sistema de powertrain do veículo da equipe Apuama Racing para estimar a taxa de calor a ser dissipada pelo sistema de arrefecimento. Obteve-se experimentalmente o calor real dissipado bem como a vazão mássica de água. Através de um algoritmo criado no MATLAB, obteve-se uma área superficial para cada rotação do veículo e para uma faixa de velocidades do ar na superfície do trocador em duas situações críticas diferentes. Simulou-se o trocador de calor com auxílio do software STAR-CCM+. Concluiu-se o projeto do sistema de arrefecimento, de acordo com a metodologia adotada, finalizando em custos de fabricação do sistema.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRefrigeraçãopt_BR
dc.subject.keywordSistemas de arrefecimentopt_BR
dc.subject.keywordVeículospt_BR
dc.subject.keywordPermutadores térmicospt_BR
dc.titleProjeto de sistema de arrefecimento para um veículo de Fórmula SAEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-18T23:39:51Z-
dc.date.available2020-06-18T23:39:51Z-
dc.date.submitted2018-11-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24251-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1A methodology for designing cooling systems was used in conjunction with the Effectivity Method - Number of Transfer Units (𝜖 − 𝑁𝑇𝑈) to design a heat exchanger. The Friction Mean Effective Pressure curve obtained by a simulation of the Apuama Racing team’s vehicle powertrain system was used to estimate the rate of heat to be dissipated by the cooling system. It was obtained experimentally the real heat dissipated and the mass water flow. Through an algorithm created in MATLAB, a surface area was obtained for each rotation of the vehicle and for a range of air velocities on the surface of the exchanger in two different critical situations. The heat exchanger was simulated using the software STAR-CCM+. The design of the cooling system was completed, according to the adopted methodology, finalizing in manufacturing costs of the system.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



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