Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24079
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IsabelaCostaDeVasconcelos_tcc.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Despesa com pessoal na União : uma análise histórica da despesa com pessoal do Poder Judiciário Federal à luz da Lei de Responsabilidade Fiscal no período de 2001 a 2017
Autor(es): Vasconcelos, Isabela Costa de
Orientador(es): Arraes, Jeremias Pereira da Silva
Assunto: Servidores públicos
Gasto público
Data de apresentação: 15-Fev-2019
Data de publicação: 21-Mai-2020
Referência: VASCONCELOS, Isabela Costa de. Despesa com pessoal na União: uma análise histórica da despesa com pessoal do Poder Judiciário Federal à luz da Lei de Responsabilidade Fiscal no período de 2001 a 2017. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O estudo aborda uma análise histórica da Despesa com Pessoal dos órgãos autônomos do Poder Judiciário à luz da Lei de Responsabilidade Fiscal. Neste contexto analisa-se como a Despesa com Pessoal e a Receita Corrente Líquida desses órgãos se comportaram no período de 2001 a 2017 e, no caso do Conselho Nacional de Justiça, de 2007 a 2017. Trata-se de uma pesquisa descritiva, visando observar, registrar, analisar e ordenar os dados, afim de avaliar se houve o cumprimento dos limites legal e prudencial previstos na RLF. Para isso, foram analisados 336 Relatórios de Gestão Fiscal colhidos nos sites dos órgãos. No Referencial Teórico é possível entender o contexto em que foi criada e para o que serve esse Lei, além de tomar conhecimento de quais são os limites estipulados a cada órgão do Poder Judiciário. Averiguou-se que nenhum dos entes ultrapassou os limites, porém há uma análise acerca do crescimento percentual da Despesa com Pessoal versus Receita Corrente Líquida.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.