Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24049
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ThalesBernardoSaqueDeQueiroz_tcc.pdf3,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo dos ressonadores do tipo Helmholtz para aplicação em liners
Autor(es): Queiroz, Thales Bernardo Saque de
Orientador(es): Barcelos Júnior, Manuel Nascimento Dias
Coorientador(es): Moura, Henrique Gomes de
Assunto: Aeronaves
Ruído
Impressora 3D
Data de apresentação: 12-Jul-2019
Data de publicação: 19-Mai-2020
Referência: QUEIROZ, Thales Bernardo Saque de. Estudo dos ressonadores do tipo Helmholtz para aplicação em liners. 2019. 120 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O transporte aéreo tem crescido muito nestes últimos anos e as projeções futuras é que ele cresça ainda mais. Com todo este desenvolvimento, surgem problemas ligados ao ruído das aeronaves, principalmente próximos às regiões aeroportuárias, consequentemente maior endurecimento da legislação específica. Avalia-se o ruído gerado por uma aeronave considerando-se três condições de voo: uma para pouso e duas para decolagem. O principal causador de ruído das aeronaves é o Fan, parte integrante do sistema propulsivo do avião. O Fan é rodeado por uma estrutura conhecida por liner. Tais estruturas do tipo liner são grandes aparatos que contêm pequenos ressonadores do tipo Helmholtz, a fim de que, por um efeito de ressonância, consigam mitigar o ruído emitido por estes Fans. Para tal análise dessas estruturas, utiliza-se de métodos analíticos e computacionais anteriormente aos testes experimentais, visto que estes são bastante onerosos às empresas. Sendo assim, o presente trabalho visa sua análise na forma analítica e experimental de baixo custo do problema de ruído, de acordo aos equacionamentos encontrados na literatura e as formas experimentais de se analisar um ressonador do tipo Helmholtz, analisando as variadas formas de geometria de um ressonador para aplicação em um Liner. Tais análises experimentais foram feitas primeiramente com a calibração de dois microfones de eletreto, os quais não possuem uma curva de calibração. A posteriori foi montado uma bancada de testes e desenvolvidos ressonadores por impressão 3D para a análise experimental, sendo estes com seção transversal hexagonal, combinando estas análises com diferentes configurações de dimensão e arranjo, por vezes em série, paralelo e até os dois juntos, num arranjo matricial. Observou-se que com a diminuição da profundidade da cavidade e com o aumento do número de ressonadores, aumentou-se a perda sonora.
Abstract: Air transport has grown a lot in recent years and future projections are that it will grow even more. With all this development, problems related to aircraft noise arise, especially close to the airport regions, with consequently more tightening of the specific legislation. The noise generated by an aircraft is evaluated considering three flight conditions: one for landing and two for takeoff. The main cause of aircraft noise is Fan, an integral part of the propulsive system of the airplane. The Fan is surrounded by a structure known as liner. Such structures like a liner are large devices containing small Helmholtz Resonators type so that by a resonance effect they can mitigate the noise emitted by these Fans. For such analysis of these structures, analytical and computational methods are used prior to the experimental tests, since these are quite expensive to the companies. Thus, the present work aims at analyzing the low cost analytical and experimental of the noise problem, according to the equations found in the literature and the experimental forms of analyzing a Helmholtz resonator, analyzing the various forms of geometry of a resonator for application in a Liner. These experimental analyzes were first made with the calibration of two electret microphones, which do not have a calibration curve. After was set up a bench of tests and developed resonators by 3D printing for the experimental analysis, being these with hexagonal cross section, combining these analyzes with different configurations of dimension and arrangement, sometimes in series, parallel and until the two together, in a matrix arrangement. It was observed that with the decrease of the depth of the cavity and with the increase in the number of resonators, the sound loss was increased.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.