Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24040
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_KleitonNunesSilva_tcc.pdf7,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento da válvula de controle de vazão para motor de foguete híbrido
Autor(es): Silva, Kleiton Nunes
Orientador(es): Shynkarenko, Olexiy
Assunto: Veículos espaciais - sistemas de propulsão
Motores de foguetes
Propulsão espacial
Data de apresentação: 5-Dez-2019
Data de publicação: 19-Mai-2020
Referência: SILVA, Kleiton Nunes. Desenvolvimento da válvula de controle de vazão para motor de foguete híbrido. 2019. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A capacidade de controlar a vazão mássica de oxidante em um motor de foguete híbrido é peça chave para o funcionamento confiável do motor, uma vez que o empuxo gerado é função da vazão mássica de propelentes. Assim, o desenvolvimento de uma válvula de controle de vazão é um passo necessário para o desenvolvimento de motores de foguete híbrido com aplicação de voo. Havendo a necessidade desta tecnologia e observando-se que ela não se encontra disponível no Brasil, decidiu-se desenvolver uma válvula de controle de vazão utilizando componentes encontrados no mercado. A válvula de controle projetada consiste em uma válvula esfera atuada por um servo motor, uma solução simples e robusta. Neste trabalho foi feito o levantamento dos requisitos, a pesquisa de possíveis soluções no mercado, os testes de caracterização dos componentes e os testes de validação da válvula de controle. O projeto mecânico da válvula foi feito pelo Prof. Olexiy Shynkarenko. A válvula de controle apresentou bons resultados e encontra-se atualmente em processo de patenteação.
Abstract: The ability to control the oxidant mass flow rate in a hybrid rocket motor is key to reliable engine operation, since the generated thrust is a function of the propellant mass flow rate. Thus, the development of a flow control valve is a necessary step for the development of hybrid rocket engines with flight application. Given the need for this technology and observing that it is not available in Brazil, it was decided to develop a flow control valve using components found in the market. The designed control valve consists of a ball valve actuated by a servo motor, a simple and robust solution. In this work it was made the definition of requirements, the research of possible solutions in the market, the characterization tests of the components and the validation tests of the control valve. The mechanical design of the valve was made by Prof. Olexiy Shynkarenko. The control valve has shown good results and is currently in the process of patenting.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.