Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23798
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BarbaraTeixeiraGutmacherGalvaoBueno.pdf792,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de um instrumento de avaliação da gestão de riscos em organizações
Autor(es): Bueno, Bárbara Teixeira Gutmacher Galvão
Orientador(es): Nunes, Rafael Rabelo
Assunto: Organizações públicas
Gestão de riscos
Serviço público
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 28-Abr-2020
Referência: BUENO, Bárbara Teixeira Gutmacher Galvão. Proposta de um instrumento de avaliação da gestão de riscos em organizações. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A gestão de riscos é o gerenciamento de situações de incertezas que podem se tornar ameaças ou oportunidades. Auxilia as organizações na busca pelos seus objetivos e é necessário que seja gerenciada em todos os níveis organizacionais. A principal proposta do trabalho foi a de elaborar um roteiro de diagnóstico da Gestão de Riscos baseada nos princípios, estrutura e processos da ISO 31000:2018. A metodologia do trabalho é classificada como explicativadescritiva, o seu procedimento técnico é uma pesquisa experimental e é quantitativa quanto à natureza. Foi escolhido como melhor opção a elaboração de um questionário, pois realiza a coleta de dados de maneira simples e ordenada. Todos os itens do questionário foram explicados e justificados durante a metodologia. Para validação do questionário utilizou-se a validação de conteúdo, através da literatura, e com a aplicação de teste em uma organização pública. Os dados foram analisados e mostraram que a organização está no nível moderado da implementação da gestão de riscos. Concluiu-se que o roteiro de avaliação criado consegue verificar o grau de maturidade da gestão de riscos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.