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Título: Processamento auditivo em estudantes universitários : testes SSW e FR
Outros títulos: Auditory processing in university students : SIN and SSW test
Autor(es): Nobrega, Camila Oliveira
Orientador(es): Pereira, Valéria Reis do Canto
Assunto: Percepção auditiva
Ruído
Estudantes universitários
Audição (Fisiologia)
Jovens adultos
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 23-Abr-2020
Referência: NOBREGA, Camila Oliveira. Processamento auditivo em estudantes universitários: testes SSW e FR. 2018. [28] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: OBJETIVO: Investigar a atenção auditiva em estudantes universitários. MÉTODOS: Foram avaliados 43 indivíduos, com idade entre 18 e 29 anos, sendo 22 do gênero feminino e 21 do gênero masculino. Os voluntários foram alocados em grupos: GF (grupo feminino), GM (grupo masculino) e GG (grupo composto por todos os participantes). Os voluntários foram submetidos a anamnese audiológica, audiometria tonal e aos testes do processamento auditivo: Fala no Ruído (FR) e Dicóticos de Dissílabos Alternados (SSW). RESULTADOS: Os grupos apresentaram um pior desempenho ao serem expostos ao ruído, no Teste FR. Houve maior influência do ruído no gênero feminino na orelha direita, opondo-se ao gênero masculino que sofreu interferência do ruído na orelha esquerda. No SSW, as condições não competitivas obtiveram melhores resultados em todos os participantes. Os grupos geral e masculino apresentaram vantagem na orelha direita, sendo que no grupo feminino não foi encontrada esta vantagem. CONCLUSÃO: Observamos que a presença de ruído e de estímulos competitivos exercem influência negativa na percepção da fala. Deste modo, pode-se afirmar que a atenção auditiva é de suma importância para um bom desempenho acadêmico de estudantes universitários.
Abstract: PURPOSE: To investigate the auditory attention in university students. METHODS: We evaluated 43 individuals, aged between 18 and 29 years, of which 22 of the female gender and 21 of the male gender. The volunteers were allocated in groups: GF (female group), GM (male group) and GG (group composed of all participants). The volunteers underwent audiological anamnesis, tonal audiometry and auditory processing tests: Speech-in-Noise (SIN) and Staggered Spondaic Word (SSW). RESULTS: The groups presented worse performance when exposed to noise in the SIN test. There was a greater influence of the noise in the female genus in the right ear, opposing to the male gender that suffered noise interference in the left ear. In the SSW, the noncompetitive conditions obtained better results in all the participants. The general and masculine groups had advantage in the right ear, and in the female group this advantage was not found. CONCLUSION: We observed that the presence of noise and competitive stimuli exert a negative influence on speech perception. In this way, it can be said that the auditory attention is of paramount importance for a good academic performance of university students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
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