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Título: A educação pelas artes liberais e a música como linguagem na educação básica
Autor(es): Souza, Paulo Roberto Marculino de
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Educação musical
Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 14-Jul-2019
Data de publicação: 22-Abr-2020
Referência: SOUZA, Paulo Roberto Marculino de. A educação pelas artes liberais e a música como linguagem na educação básica. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A música está entre as sete “artes liberais”, nome dado às disciplinas cujo estudo é fundamental para a educação clássica greco-romana. Assim, este trabalho objetiva refletir sobre a música no currículo escolar tendo como referência princípios da educação pelas artes liberais e orientações da legislação educacional brasileira. Conhecer o sistema de educação das artes liberais, que toma forma no período helenístico da Grécia Antiga, sendo incorporado pelo Império Romano e aproveitado por grande parte dos cristãos medievais, traz noções acerca do valor da música em uma formação que se propõe humanista, disposta a educar o homem integralmente. Dessa forma, é possível identificar contribuições que essa tradição educacional pode trazer para a educação musical brasileira, sobretudo ao fornecer argumentos sólidos acerca da relevância do ensino de música nas escolas. Os princípios da educação clássica são, finalmente, matéria para a estruturação de novas propostas pedagógico-musicais, em que o domínio da linguagem musical seja o principal fim.
Abstract: Music is one of the seven “liberal arts”, as are called the subjects which the study is fundamental for the classical greek-roman education. Thus, this monograph intends to reflect on music in scholar curriculum using principles from liberal arts education and orientations from brazilian educational legislation as reference. Knowing the liberal arts education system, which is consolidated in Hellenistic period of Ancient Greece, incorporated by Roman Empire and used by a great part of medieval christians, brings notions about music’s value in an instruction proposed as humanist, willing to educate man integrally. Thus, it becomes possible to identify contributions that this educational tradition can bring to brazilian music education, mainly by providing solid arguments about the relevance of music teaching in schools. Classical Education’s principles are, finally, subject for the structuration of new pedagogical-musical proposals, where the domain of music language is the main goal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2019.
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