Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23716
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PauloRobertoMarculinoDeSouza_tcc.pdf633,26 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de-
dc.contributor.authorSouza, Paulo Roberto Marculino de-
dc.identifier.citationSOUZA, Paulo Roberto Marculino de. A educação pelas artes liberais e a música como linguagem na educação básica. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA música está entre as sete “artes liberais”, nome dado às disciplinas cujo estudo é fundamental para a educação clássica greco-romana. Assim, este trabalho objetiva refletir sobre a música no currículo escolar tendo como referência princípios da educação pelas artes liberais e orientações da legislação educacional brasileira. Conhecer o sistema de educação das artes liberais, que toma forma no período helenístico da Grécia Antiga, sendo incorporado pelo Império Romano e aproveitado por grande parte dos cristãos medievais, traz noções acerca do valor da música em uma formação que se propõe humanista, disposta a educar o homem integralmente. Dessa forma, é possível identificar contribuições que essa tradição educacional pode trazer para a educação musical brasileira, sobretudo ao fornecer argumentos sólidos acerca da relevância do ensino de música nas escolas. Os princípios da educação clássica são, finalmente, matéria para a estruturação de novas propostas pedagógico-musicais, em que o domínio da linguagem musical seja o principal fim.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação musicalpt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.titleA educação pelas artes liberais e a música como linguagem na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-22T19:39:45Z-
dc.date.available2020-04-22T19:39:45Z-
dc.date.submitted2019-07-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23716-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Music is one of the seven “liberal arts”, as are called the subjects which the study is fundamental for the classical greek-roman education. Thus, this monograph intends to reflect on music in scholar curriculum using principles from liberal arts education and orientations from brazilian educational legislation as reference. Knowing the liberal arts education system, which is consolidated in Hellenistic period of Ancient Greece, incorporated by Roman Empire and used by a great part of medieval christians, brings notions about music’s value in an instruction proposed as humanist, willing to educate man integrally. Thus, it becomes possible to identify contributions that this educational tradition can bring to brazilian music education, mainly by providing solid arguments about the relevance of music teaching in schools. Classical Education’s principles are, finally, subject for the structuration of new pedagogical-musical proposals, where the domain of music language is the main goal.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons