Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23582
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LeilaReginaLopesRebouças_tcc.pdf1,94 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Universalização e gratuidade da educação infantil - pré-escola no Distrito Federal
Autor(es): Rebouças, Leila Regina Lopes
Orientador(es): Santos, Catarina de Almeida
Assunto: Educação de crianças
Escolas públicas
Data de apresentação: 13-Dez-2018
Data de publicação: 3-Abr-2020
Referência: REBOUÇAS, Leila Regina Lopes. Universalização e gratuidade da educação infantil - pré-escola no Distrito Federal. 2018. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como tema a universalização e gratuidade da Educação Infantil pré-escola, e tem como objetivo principal analisar como se dá a universalização e gratuidade da Educação Infantil pré-escola no Distrito Federal, no período 2014 a 2017. Este período foi delimitado considerando a vigência do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Este estudo visa contribuir para a comunidade acadêmica, movimentos sociais e de mulheres, gestores públicos da educação, e a sociedade em geral, com subsídios necessários à produção de conhecimento e de monitoramento da política pública de Educação Infantil pré-escola no Distrito Federal. Para o alcance dos objetivos específicos, a pesquisa exploratória compreendeu revisão de literatura sobre os conceitos de infância, universalização, gratuidade, legislação específica e análise documental de dados em sites e documentos correlatos (CF, PNE, PDE, IBGE, PNAD, Censo da Educação, Portal da Transparência do GDF e do Governo Federal), e utilizou método de pesquisa qualitativa. O primeiro objetivo específico buscou analisar como está estruturada a rede de atendimento à Educação Infantil na pré-escola no Distrito Federal. A esse objetivo, a pesquisa revelou os diferentes conceitos utilizados à demonstração da estrutura da rede de atendimento ao que se aplica no Marco Legal da primeira Infância e no PNE. O segundo objetivo específico buscou identificar qual é a demanda por Educação Infantil na pré-escola no Distrito Federal. O estudo revela que a demanda da Educação Infantil na pré-escola no Distrito Federal, representou o percentual de 3,5% em 2016 e o percentual de 2,4% da população infantil em 2017. O terceiro e último objetivo específico buscou analisar como se dá a evolução das matrículas na Educação Infantil pré-escola no Distrito Federal no período de 2014 a 2017. Esse estudo observou que as matrículas na rede pública de ensino do Distrito Federal apresentaram crescimento a cada ano no período de 2014 a 2017, ao passo que nas instituições particulares houve tendência de redução. Nas instituições conveniadas observou-se o crescimento quanto ao número de matrículas em todo o período, e que o percentual de matrículas em 2016 foi de 82,4% e em 2017, de 94,2%. Desta forma, a pesquisa compreende que o objetivo de alcance da Meta 1 do PNE não foi alcançada plenamente até 2017 no Distrito Federal.
Abstract: This research refers to the analysis of how universal and public pre-school education works in the Federal District in the period from 2014 to 2017. This period was delimited considering the term of the National Education Plan (PNE), 2014-2024. This research aims to contribute as subsidies for new researchs by the academic community, by society, by women's movement and by public managers of education, to the production of public police knowledge and monitoring of preschool education in the Federal District, in view of the challenges to the universalization and gratuitousness of this stage of education, which has been consolidating in the last two decades, as a fundamental right instituted and guaranteed by the State. Thus, to meet the specific objectives, the exploratory research used the method of qualitative analysis of bibliographical revision referring to the concepts of universalization and gratuity, and the specific legislation. Specific objectives: 1- Analyze how the pre-school education network is structured, the result revealed a distortion regarding the concept of early childhood education established in the PNE and the concept of Education for pre-childhood applied to the data of the SEEDF. Specific objective 2: What is the demand for pre-school education in the Federal District? The study verified that the demand for pre-school education in the Federal District was 3.5% in 2016 and 2.4% in 2017. To the specific objective 3: how it evolved the enrollments in education preschool in the Federal District from 2014 to 2017, this study observed that enrollments in the public school system showed growth each year in the period from 2014 to 2017, while in private institutions there is a tendency of reduction. The number of enrollments grew over the whole period, and the enrollment percentage in 2016 was 82.4% and in 2017, 94.2%. In this way, the research understands that the scope goal of PNE's Goal 1 was not fully achieved until 2017 in the Federal District.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons