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Título: Efetividade dos direitos fundamentais : acepções e possibilidades sobre a educação e a saúde no Brasil
Autor(es): Albuquerque, George Maia de
Orientador(es): Vila-Nova, Daniel Augusto Diniz
Assunto: Direito à educação
Direito à saúde
Direitos fundamentais
Data de apresentação: 30-Nov-2018
Data de publicação: 23-Mar-2020
Referência: ALBUQUERQUE, George Maia de. Efetividade dos direitos fundamentais: acepções e possibilidades sobre a educação e a saúde no Brasil. 2018. 126 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A Constituição Federal Brasileira de 1988 normatiza diversos direitos, entre eles alguns caracterizados como fundamentais, mas a vivência demonstra que muitos desses direitos não são concretizados. Isso ocorre devido à ausência de efetividade, que pode ser do tipo jurídica, caracterizada quando o direito é positivado, detém validade, é eficaz, e supera o campo do “dever-ser” e atinge o “ser”, sendo capaz de produzir efeitos no mundo fático. A efetividade também pode ser do tipo social, quando, além de deter as características da efetividade jurídica, produz os resultados esperados atribuídos pela norma, podendo transformar de maneira significativa a sociedade. A efetividade pode ser restringida, preservada ou até excluída por meio de teorias, como a teoria do mínimo existencial, a cláusula de reserva do financeiramente possível, ou ainda o princípio da proibição ao retrocesso. É possível analisar como se comporta a concretização de um direito a partir da análise de sua efetividade jurídica e social, tendo sido adotado o direito à educação como parâmetro, com a identificação de falta de efetividade jurídica, quanto ao acesso à educação no nível superior, e ausência de efetividade social, quanto à qualidade e os resultados obtidos na educação básica. Sobre as restrições da efetividade dos direitos, foram apresentados julgados do Supremo Tribunal Federal em que era pleiteada a efetividade do direito à saúde, com a apresentação de parâmetros utilizados para a definição de meios assecuratórios ou até impeditivos para a prestação dos serviços de saúde.
Abstract: The Brazilian Federal Constitution of 1988 regulates several rights, including some characterized as fundamental, but experience shows that many of these rights are not fulfilled. This is due to the lack of effectiveness, which can be of the legal type, characterized when the law is positive, holds valid, is effective, and surpasses the idea of "being-ought" and reaches the "being", being able to produce effects in the factual reality. Effectiveness can also be of the social type, when, in addition to having the characteristics of legal effectiveness, it produces the expected results attributed by the norm, and can significantly transform society. Effectiveness can be constrained, preserved, or even excluded through theories, such as the Existential Minimum Theory, the Financially Possible Reserve Clause, or the Prohibition of Retraction Principle. It is possible to analyze how the realization of a right from the analysis on its legal and social effectiveness behaves, having adopted the right to education as a parameter, with the identification of lack of legal effectiveness, regarding access to education at the higher level, and lack of social effectiveness, regarding the quality and results obtained in basic education. Regarding the restrictions of the effectiveness of the rights, they were submitted to the Federal Supreme Court in which the right to health was sought, with the presentation of parameters used for the definition of measures to ensure or even impeding means for the provision of health services.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2018.
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