Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2340
Título: | Os desafios do autista no cotidiano escolar |
Autor(es): | Silva, Evaldo Alves da |
Orientador(es): | Brandão, Lucia de Carvalho |
Assunto: | Autismo Interação social Educação inclusiva Professores e alunos Professores de educação especial |
Data de apresentação: | 16-Abr-2011 |
Data de publicação: | 9-Jan-2012 |
Referência: | SILVA, Evaldo Alves da. Os desafios do autista no cotidiano escolar. 2011. 40 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Com este estudo objetivou-se analisar as ações pedagógicas da sala de aula e da sala de recursos que contribuem para interação social de alunos com autismo, inclusos em uma escola da rede pública do DF. Para alcançar tais objetivos foi utilizada uma pesquisa de campo empírica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas mista com um grupo de professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do Distrito Federal. Os dados coletados foram submetidos a uma análise qualitativa. Os resultados apontaram para necessidades da formação pedagógica continuada dos docentes e também para crescente aceitação da inclusão como processo social. Ainda explicitaram que as estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes são o principal instrumento de interação social de alunos autistas no ambiente escolar. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2340 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons