Título: | Políticas públicas para inclusão escolar de alunos surdos em Vitória : possibilidades e desafios |
Autor(es): | Campos, Célia Regina Smarzaro Siqueira |
Orientador(es): | Kelman, Celeste Azulay |
Assunto: | Surdos - educação Educação e Estado Educação especial Inclusão escolar |
Data de apresentação: | 16-Abr-2011 |
Data de publicação: | 9-Jan-2012 |
Referência: | CAMPOS, Célia Regina Smarzaro Siqueira. Políticas públicas para inclusão escolar de alunos surdos em Vitória: possibilidades e desafios. 2011. 55 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | A questão que envolve a inclusão escolar de pessoas com deficiência auditiva vem enfrentando o desafio de implementação de ações que busquem garantir, aos alunos, o direito de acesso e permanência na rede pública municipal de ensino, de diferentes perspectivas, dentre elas os direitos da pessoa com deficiência e o exercício de sua cidadania, a exposição à língua de sinais ou ao português e à modalidade de ensino. Logo, os projetos institucionais de políticas públicas, voltadas para atender às necessidades educacionais desses alunos, estão sendo direcionados no contexto de promoção de inclusão e de uma educação de qualidade para todos. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo estudar a inclusão de alunos surdos no ensino fundamental, na ótica da política pública voltada para o ensino bilíngue para surdos na Educação de Jovens e Adultos, implicando uma mudança cultural na escola, para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. Participaram do estudo professores e alunos surdos de uma escola da rede municipal de ensino. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de estudo entre os dois grupos participantes. A pesquisa entre os surdos foi acompanhada por um intérprete da escola para que fossem esclarecidas as suas dúvidas em relação às perguntas, caso acontecesse o não entendimento das mesmas, pois nem todos os alunos entrevistados têm fluência na língua de sinais, e para que não houvessem erros nas transcrições de suas respostas. Os professores se mostraram adaptados e valorizaram a presença dos alunos surdos em suas salas de aulas, consideraram a inclusão benéfica para todos os envolvidos, porém, revelaram, ainda, dificuldades na comunicação com eles, mesmo com a presença dos intérpretes, apontando para o fato de terem pouca formação para este atendimento especializado. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2339 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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