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dc.contributor.advisorKelman, Celeste Azulay-
dc.contributor.authorCampos, Célia Regina Smarzaro Siqueira-
dc.identifier.citationCAMPOS, Célia Regina Smarzaro Siqueira. Políticas públicas para inclusão escolar de alunos surdos em Vitória: possibilidades e desafios. 2011. 55 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractA questão que envolve a inclusão escolar de pessoas com deficiência auditiva vem enfrentando o desafio de implementação de ações que busquem garantir, aos alunos, o direito de acesso e permanência na rede pública municipal de ensino, de diferentes perspectivas, dentre elas os direitos da pessoa com deficiência e o exercício de sua cidadania, a exposição à língua de sinais ou ao português e à modalidade de ensino. Logo, os projetos institucionais de políticas públicas, voltadas para atender às necessidades educacionais desses alunos, estão sendo direcionados no contexto de promoção de inclusão e de uma educação de qualidade para todos. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo estudar a inclusão de alunos surdos no ensino fundamental, na ótica da política pública voltada para o ensino bilíngue para surdos na Educação de Jovens e Adultos, implicando uma mudança cultural na escola, para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. Participaram do estudo professores e alunos surdos de uma escola da rede municipal de ensino. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de estudo entre os dois grupos participantes. A pesquisa entre os surdos foi acompanhada por um intérprete da escola para que fossem esclarecidas as suas dúvidas em relação às perguntas, caso acontecesse o não entendimento das mesmas, pois nem todos os alunos entrevistados têm fluência na língua de sinais, e para que não houvessem erros nas transcrições de suas respostas. Os professores se mostraram adaptados e valorizaram a presença dos alunos surdos em suas salas de aulas, consideraram a inclusão benéfica para todos os envolvidos, porém, revelaram, ainda, dificuldades na comunicação com eles, mesmo com a presença dos intérpretes, apontando para o fato de terem pouca formação para este atendimento especializado.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordSurdos - educaçãoen
dc.subject.keywordEducação e Estadoen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.titlePolíticas públicas para inclusão escolar de alunos surdos em Vitória : possibilidades e desafiosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-09T14:56:55Z-
dc.date.available2012-01-09T14:56:55Z-
dc.date.issued2012-01-09T14:56:55Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2339-
dc.language.isoPortuguêsen
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