Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23338
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_SammyaRodriguesDosSantos_tcc.pdf720,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação da “escala design da simulação” na simulação em enfermagem materno-infantil
Autor(es): Santos, Sammya Rodrigues dos
Orientador(es): Ribeiro, Laiane Medeiros
Assunto: Educação em saúde
Enfermagem - estudo e ensino
Enfermagem - prática
Data de apresentação: 2-Jun-2017
Data de publicação: 9-Mar-2020
Referência: SANTOS, Sammya Rodrigues dos. Aplicação da “escala design da simulação” na simulação em enfermagem materno-infantil. 2017. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Introdução: No âmbito acadêmico, a prática de simulação em saúde deve ser considerada como uma estratégia pedagógica que facilita o processo de aprendizagem e qualifica a formação profissional significativamente. Objetivo: Avaliar através da “Escala de Design da Simulação” o design e a estruturação de cenários simulados no ensino em enfermagem materno-infantil. Material e Método: Estudo descritivo e de caráter quantitativo com alunos matriculados na disciplina de Cuidado Integral a Saúde da Mulher e da Criança, no ano de 2016, da Faculdade de Ceilândia, na Universidade de Brasília. A partir da vivência das simulações, os alunos avaliavam os cenários através da “Escala de Design da Simulação”, elaborada pela National League for Nursing (NLN). A análise dos dados foi realizada através de testes estatísticos e pelo SPSS versão 23.0 para a realização da estatística descritiva e distribuição de frequência. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/FEPECS, CAAE: 55504716.7.0000.0030. Resultados: A amostra foi composta por 47 alunos e 72,68% dos alunos relataram que os objetivos e as informações do cenário foram passadas de forma clara. 73,9% acreditam que receberam o apoio necessário durante o cenário. 76,2% dos estudantes acreditam que a simulação proporcionou a possibilidade da resolução adequada de problemas, sendo aplicada ao nível específico de conhecimento. 87,8% concordam que o feedback e reflexão do cenário foi fornecido de forma construtiva e em tempo oportuno. 92,55% acreditam que o cenário se assemelhava a uma situação da vida real, trazendo situações e variações de forma realista. Considerações finais: Com base nos dados analisados, ressalta-se a importância de promover e estimular a prática da simulação nos cursos de graduação em Enfermagem, uma vez que tal metodologia favorece a construção do conhecimento, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências específicas para a futura atuação profissional do discente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2017.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons