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https://bdm.unb.br/handle/10483/23338
Título: | Aplicação da “escala design da simulação” na simulação em enfermagem materno-infantil |
Autor(es): | Santos, Sammya Rodrigues dos |
Orientador(es): | Ribeiro, Laiane Medeiros |
Assunto: | Educação em saúde Enfermagem - estudo e ensino Enfermagem - prática |
Data de apresentação: | 2-Jun-2017 |
Data de publicação: | 9-Mar-2020 |
Referência: | SANTOS, Sammya Rodrigues dos. Aplicação da “escala design da simulação” na simulação em enfermagem materno-infantil. 2017. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Introdução: No âmbito acadêmico, a prática de simulação em saúde deve ser considerada como uma estratégia pedagógica que facilita o processo de aprendizagem e qualifica a formação profissional significativamente. Objetivo: Avaliar através da “Escala de Design da Simulação” o design e a estruturação de cenários simulados no ensino em enfermagem materno-infantil. Material e Método: Estudo descritivo e de caráter quantitativo com alunos matriculados na disciplina de Cuidado Integral a Saúde da Mulher e da Criança, no ano de 2016, da Faculdade de Ceilândia, na Universidade de Brasília. A partir da vivência das simulações, os alunos avaliavam os cenários através da “Escala de Design da Simulação”, elaborada pela National League for Nursing (NLN). A análise dos dados foi realizada através de testes estatísticos e pelo SPSS versão 23.0 para a realização da estatística descritiva e distribuição de frequência. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/FEPECS, CAAE: 55504716.7.0000.0030. Resultados: A amostra foi composta por 47 alunos e 72,68% dos alunos relataram que os objetivos e as informações do cenário foram passadas de forma clara. 73,9% acreditam que receberam o apoio necessário durante o cenário. 76,2% dos estudantes acreditam que a simulação proporcionou a possibilidade da resolução adequada de problemas, sendo aplicada ao nível específico de conhecimento. 87,8% concordam que o feedback e reflexão do cenário foi fornecido de forma construtiva e em tempo oportuno. 92,55% acreditam que o cenário se assemelhava a uma situação da vida real, trazendo situações e variações de forma realista. Considerações finais: Com base nos dados analisados, ressalta-se a importância de promover e estimular a prática da simulação nos cursos de graduação em Enfermagem, uma vez que tal metodologia favorece a construção do conhecimento, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências específicas para a futura atuação profissional do discente. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2017. |
Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro
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