Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Laiane Medeiros | - |
dc.contributor.author | Santos, Sammya Rodrigues dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Sammya Rodrigues dos. Aplicação da “escala design da simulação” na simulação em enfermagem materno-infantil. 2017. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: No âmbito acadêmico, a prática de simulação em saúde deve ser considerada como uma estratégia pedagógica que facilita o processo de aprendizagem e qualifica a formação profissional significativamente. Objetivo: Avaliar através da “Escala de Design da Simulação” o design e a estruturação de cenários simulados no ensino em enfermagem materno-infantil. Material e Método: Estudo descritivo e de caráter quantitativo com alunos matriculados na disciplina de Cuidado Integral a Saúde da Mulher e da Criança, no ano de 2016, da Faculdade de Ceilândia, na Universidade de Brasília. A partir da vivência das simulações, os alunos avaliavam os cenários através da “Escala de Design da Simulação”, elaborada pela National League for Nursing (NLN). A análise dos dados foi realizada através de testes estatísticos e pelo SPSS versão 23.0 para a realização da estatística descritiva e distribuição de frequência. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/FEPECS, CAAE: 55504716.7.0000.0030. Resultados: A amostra foi composta por 47 alunos e 72,68% dos alunos relataram que os objetivos e as informações do cenário foram passadas de forma clara. 73,9% acreditam que receberam o apoio necessário durante o cenário. 76,2% dos estudantes acreditam que a simulação proporcionou a possibilidade da resolução adequada de problemas, sendo aplicada ao nível específico de conhecimento. 87,8% concordam que o feedback e reflexão do cenário foi fornecido de forma construtiva e em tempo oportuno. 92,55% acreditam que o cenário se assemelhava a uma situação da vida real, trazendo situações e variações de forma realista. Considerações finais: Com base nos dados analisados, ressalta-se a importância de promover e estimular a prática da simulação nos cursos de graduação em Enfermagem, uma vez que tal metodologia favorece a construção do conhecimento, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências específicas para a futura atuação profissional do discente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem - prática | pt_BR |
dc.title | Aplicação da “escala design da simulação” na simulação em enfermagem materno-infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-09T13:21:36Z | - |
dc.date.available | 2020-03-09T13:21:36Z | - |
dc.date.submitted | 2017-06-02 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/23338 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro
|