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Título: Contribuições do trabalho pedagógico na formação de leitores e escritores competentes
Autor(es): Souza, Sueli França
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Leitura - educação
Letramento
Pedagogia
Data de apresentação: 21-Jul-2011
Data de publicação: 9-Jan-2012
Referência: SOUZA, Sueli França. Contribuições do trabalho pedagógico na formação de leitores e escritores competentes. 2011. 86 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho caracteriza-se como um estudo de pesquisa, cujo título Contribuições do Trabalho Pedagógico na Formação de Leitores e Escritores Competentes. Teve como objetivo geral analisar a prática pedagógica de um grupo de professoras do ensino fundamental dos anos iniciais de uma escola pública do Distrito Federal, no que diz respeito ao desenvolvimento da competência leitora e escritora de seus alunos. Foram definidos como objetivos específicos: identificar as diversas conceituações e concepções de leitura, escrita, letramento e literatura infantil dos profissionais da educação participantes deste estudo; analisar a influência que as concepções de leitura, escrita e letramento exercem no trabalho pedagógico; refletir sobre o papel do professor na formação de leitores e escritores competentes; investigar que práticas pedagógicas são desenvolvidas pela escola que estimulam a formação leitora e escritora dos alunos; investigar o valor social e cultural que as professoras participantes deste estudo possuem sobre o livro literário; analisar sua relação com a leitura e o livro literário em suas práticas leitoras; identificar facilidades e dificuldades que o grupo de professoras deste estudo tem em suas práticas pedagógicas. Para que tais objetivos fossem alcançados, organizamos o referencial teórico tomando como base as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), a legislação acerca da educação vigente e contribuições de alguns autores que estudam sobre os temas e conceitos que nos permitam compreender melhor a relação do aluno com o universo da leitura, escrita, letramento e literatura no espaço escolar, buscando assim a inter-relação entre teoria e prática desenvolvida. A metodologia de pesquisa foi a de cunho qualitativo, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação participante em três turmas do ensino fundamental (anos iniciais) e a entrevista semi-estruturada com as respectivas professoras. Os resultados demonstraram que: a) as práticas leitoras e escritoras desenvolvidas pelas professoras para seus alunos, apesar de algumas dificuldades (não-participação familiar, falta de um acervo diversificado de títulos) oportunizaram aos alunos lerem diversos livros e realizarem diversas produções textuais (diversos gêneros textuais) em uma perspectiva de letramento; b) as professoras possuem consciência da importância da leitura, da escrita e de seu papel como um agente educativo formador de leitores e escritores competentes; c) as professoras têm consciência que para transformar seus alunos em leitores e escritores competentes devem oferecer-lhes em sua prática diária possibilidades dos alunos trabalharem com diversos gêneros textuais, incluindo o literário, considerando que a literatura infantil pode: despertar o interesse dos alunos, levar a descobrirem o mundo e manter um diálogo com ele, como por exemplo, selecionar livros, ler para resolver suas necessidades, deleitar-se com os textos e produzi-los, nos quais expressem suas intenções e desejos, além de sentirem-se integrados na sociedade em que estão inseridos; d) as professoras acreditam que possuem uma relação de aproximação com a leitura e o livro e que o gosto pela leitura é um processo sócio-cultural que se revela ao longo do desenvolvimento individual e coletivo do ser humano; e) as profissionais de educação deste estudo, além de levantarem os pontos positivos e negativos das políticas públicas, deixaram transparecer que essas ações, ainda, estão aquém aos objetivos propostos para um ensino satisfatório e de qualidade, pois são Programas considerados por elas como “bons” e “interessantes”, mas ainda apresentam falhas em sua aplicação (fatores burocráticos). Concluímos que o trabalho pedagógico das professoras deste estudo, apesar das dificuldades encontradas (não participação da família, falta de acervo diversificados de obras literárias, entre outros), contribui para a formação de seus alunos dos anos iniciais como leitores e escritores competentes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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