Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/23011
Título: | A residência pedagógica no curso de pedagogia : relato de experiências |
Autor(es): | Nogueira, Larissa Soares |
Orientador(es): | Souza, Maria Emília Gonzaga de |
Assunto: | Residência docente Pedagogia - estudo e ensino Professores - formação Estágios supervisionados |
Data de apresentação: | 12-Dez-2019 |
Data de publicação: | 28-Jan-2020 |
Referência: | NOGUEIRA, Larissa Soares. A residência pedagógica no curso de pedagogia: relato de experiências. 2019. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar os impactos da Residência Pedagógica na formação dos licenciandos de Pedagogia da Universidade de Brasília - UnB, participantes do programa, de forma a compreender suas contribuições e desafios. A Residência Pedagógica é um programa novo na UnB e por isso a pesquisa desdobra-se sob o prisma das experiências dos próprios residentes. Quanto ao referencial teórico, empenhei-me em esplanar a formação de professores e a importância da práxis, como também explorar e entender a Residência Pedagógica em relação ao estágio supervisionado convencional. A metodologia qualitativa se constituiu de instrumentos de coleta de dados tais como: questionário e entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa apontam alguns desafios da Residência Pedagógica percebidos pelos residentes e preceptoras, como: aceitação de alguns professores quanto aos residentes; dificuldade pedagógica em fazer planos de aula e de ter estratégias metodológicas; e entendimento errôneo sobre a atuação dos residentes na escola. E por fim, as conclusões demonstram que, embora os desafios, a RP tem colaborado firmemente com a formação dos residentes do curso de Pedagogia da UnB, principalmente no que diz respeito à construção de sua identidade docente; a promoção de vivências e experiências nos demais campos da escola e a promoção de uma melhor compreensão sobre a docência. |
Abstract: | This research aimed to analyze the impacts of Pedagogical Residency on the training of graduates in Pedagogy of the University of Brasilia - UnB, participants of the program, in order to understand their contributions and challenges. The Pedagogical Residence is a new program at UnB and so this research unfolds from the perspective of the experiences of residents. As for the theoretical framework, I dedicate myself to planning teacher education and the importance of praxis, as well as exploring and understanding Pedagogical Residency compared to the conventional supervised internship. The qualitative method consists of data collection instruments such as: questionnaire and semi-structured interviews. The research results point out some challenges of Pedagogical Residence perceived by residents and preceptors, such as: acceptance of some teachers regarding residents; pedagogical difficulty in making lesson plans and having methodological strategies; and misunderstanding about the performance of school residents. Finally, it was demonstrated that, despite the challenges, the Pedagogical Residency strong collaborated with the training of residents of the University of Brasília Pedagogy course, especially with regard to building their teaching identity; the promotion of experiences in other fields of school and the promotion of a better understanding of teaching. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons