Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2294
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ViniciusBatistaPinheiroMarques.pdf5,92 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diálogo interdisciplinar entre educação ambiental e educação especial : uma experiência pedagógica junto a estudantes surdos
Autor(es): Marques, Vinícius Batista Pinheiro
Orientador(es): Catalão, Vera Margarida Lessa
Assunto: Educação ambiental
Surdos - educação
Consciência ambiental
Data de apresentação: 15-Jul-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: MARQUES, Vinícius Batista Pinheiro. Diálogo interdisciplinar entre educação ambiental e educação especial: uma experiência pedagógica junto a estudantes surdos. 2011. ix, 86 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho versa sobre uma experiência pedagógica de diálogo interdisciplinar entre a Educação Ambiental e a Educação Especial junto a estudantes surdos do Ensino Fundamental atendidos na Sala de Recursos de uma escola pública do Distrito Federal. Diferentes formas de estimulação visual foram utilizadas como recurso didático-pedagógico de sensibilização ambiental para apresentar temas transversais socioambientais a estudantes surdos e a análise interpretativa do processo pedagógico confirmou o potencial desse tipo de estimulação para mobilizar interesse e reflexão junto ao público pesquisado. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work talks about a pedagogic experience of an interdisciplinary dialogue between Environmental Education and Inclusion Education among deaf students of the Recourse Room from the Elementary School in a public school from the Federal District. Different forms of visual stimulation were used as didactic-pedagogic recourse to sensitize the students for the environment themes to present to deaf students transversal socialenvironmental questions. The interpretative analyses of the pedagogic process confirmed the potential of this kind of stimulation to mobilize interests and reflections among deaf students. _________________________________________________________________________________ RESUMEN
El presente trabajo está referido a la experiencia pedagógica, llevada a cabo mediante, una exposición del campo de la “Educación Ambiental y la educación especial con estudiantes sordos en la Educación Básica” tomando como muestra social a los estudiantes de la sala de recursos de una escuela pública del Distrito Federal de Brasil. Se desarrollaron distintas formas de estimulación visual como recurso didáctico-pedagógico de la sensibilización ambiental para poner temas transversales socio-ambientales, para los estudiantes sordos. y una indagación interpretativa del proceso pedagógico ha confirmado el potencial positivo de este tipo de estimulación, para lograr interés, atención y reflexión al público analizado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2294
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons