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Título: A literatura infantil como recurso pedagógico no processo de alfabetização-letramento
Autor(es): Nascimento, Bianca Ribeiro do
Orientador(es): Rodrigues, Maria Alexandra Militão
Assunto: Crianças - livros e leitura
Educação de crianças
Alfabetização
Data de apresentação: 15-Jul-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: NASCIMENTO, Bianca Ribeiro do. A literatura infantil como recurso pedagógico no processo de alfabetização-letramento. 2011. 67 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho propõe-se a identificar, implementar e refletir acerca de posturas e práticas pedagógicas escolares que favorecem a construção de uma relação prazerosa e autônoma do aluno com a leitura por meio da interação com a literatura infantil, no processo de alfabetização–letramento. As principais referências teóricas consultadas (Azevedo, 2004; Pennac, 2008) evidenciam que o texto literário pode oferecer para a formação do leitor, entre outras contribuições, o conhecimento das potencialidades linguísticas, encanto e prazer pela leitura, desde que o gesto de aproximação com a leitura envolva essas características. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, em uma escola pública do Ensino Fundamental I, com um pequeno grupo de alunos com dificuldades de aprendizagem. Foram realizadas oficinas de leitura que proporcionassem momentos de ludicidade e criação a partir de histórias presentes nos livros literários. Essa prática evidenciou interesse, participação e entusiasmo expresso pelos alunos durante as atividades, transportando-os para o mundo da magia e criação e despertando-os para a leitura. Nesse contexto, compreendemos que o desenvolvimento de posturas e atividades pedagógicas geradoras de envolvimento com livros literários no espaço escolar pode oferecer às crianças a oportunidade de expressarem seus interesses e adquirir autonomia em relação à leitura. Percebe-se, também, que a utilização lúdica desse recurso configura-se em excelente oportunidade para o educador atrair e cativar o jovem leitor.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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