Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2282
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JoanaDarcAparecidaAndradeLisbanho.pdf2,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Alfabetização e letramento da criança com deficiência intelectual : além da socialização
Autor(es): Lisbanho, Joana D’arc Aparecida Andrade
Orientador(es): Carvalho, Susana Silva
Assunto: Deficientes mentais - educação
Alfabetização
Lar e escola
Letramento
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: LISBANHO, Joana D’arc Aparecida Andrade. Alfabetização e letramento da criança com deficiência intelectual: além da socialização. 2011. 53 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília. 2011.
Resumo: Este trabalho é resultado da pesquisa cujo tema é “Alfabetização e Letramento da criança com deficiência intelectual: além da socialização; realizada com uma aluna especial da Escola Estadual de Minas Gerais, na cidade de Ipatinga. O objetivo desta foi demonstrar que uma criança com deficiência intelectual pode ser alfabetizada e letrada dentro do seu tempo e espaço; tendo que para isso desenvolver estratégias como a intervenção pedagógica, para que sua inserção no contexto escolar não se resuma apenas na socialização. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e se valeu de dois gêneros: teórico e pesquisa- ação, utilizando técnicas da observação participante. A metodologia aplicada durante o processo de desenvolvimento foi através de entrevistas, questionários aplicados aos pais, professores, equipe pedagógica, atividades escritas, entre outros. Fez-se necessário replanejar a prática de ensino incorporando a alfabetização e letramento voltada para o método fônico, para que a aluna pudesse apropriar-se da leitura e escrita de forma sintética. Devido à pouca contribuição da família e ao comprometimento intelectual da criança, o processo foi lento e gradativo. Entretanto a pesquisa contribuiu para que a aluna se alavancasse na fase inicial da aquisição da linguagem, leitura e escrita, através da automatização das vogais e adquirindo base para que os professores posteriores possam dar continuidade ao trabalho que esta pesquisa iniciou. Alfabetizar uma criança com deficiência intelectual não é uma tarefa fácil; entretanto a família aliada à escola poderão alcançar grandes avanços no desenvolvimento dessas crianças, com o intuito de desenvolver uma educação mais ampla e democrática, preocupada com a inclusão no sentido amplo da palavra e formação de cidadãos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons