Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2281
Título: | Desenvolvimento e aprendizagem de crianças surdocegas de quatro a seis anos |
Autor(es): | Pereira, Marielly Silva |
Orientador(es): | Barra Júnior, Bianor Domingues |
Assunto: | Crianças deficientes - educação Deficientes visuais - educação Crianças - desenvolvimento Surdos - educação |
Data de apresentação: | 15-Jul-2011 |
Data de publicação: | 5-Jan-2012 |
Referência: | PEREIRA, Marielly Silva. Desenvolvimento e aprendizagem de crianças surdocegas de quatro a seis anos. 2011. 103 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Este trabalho é resultado de um estudo sobre o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças surdocegas no contexto da educação infantil, já que abrange crianças de quatro a seis anos. Buscando enfatizar, alguns aspectos do processo de desenvolvimento bem como o de ensino/aprendizagem presentes na formação destas crianças, dando prioridade às peculiaridades existentes e ao papel desenvolvido em sala de aula com participação familiar a fim de proporcionar o êxito na formação de uma criança surdocega. A pesquisa constituiu em observações dirigidas ao educando e a todos que o cercavam no ambiente escolar, sendo uma instituição pública do Distrito Federal, que faz parte do projeto de Inclusão, numa turma de primeiro período da educação infantil e na sala de recurso da mesma escola. Para tanto, foi utilizado à descrição de algumas situações vivenciadas realizadas no contexto em questão com o objetivo de evidenciar que apesar das peculiaridades na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças surdocegas são capazes de se desenvolverem, desde que sejam estabelecidas ações pedagógicas e educativas que possibilitem o trabalho do docente e/ou mediador de forma efetiva. As observações descritas, em segundo momento, se constituem como objetivo de discussão que, por meio da análise de aspectos da prática dos mediadores, a partir de alguns exemplos, demonstrou um olhar reflexivo sobre as ações que ali eram expressas quanto à criança surdocega. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2281 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons