Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2281
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariellySilvaPereira.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento e aprendizagem de crianças surdocegas de quatro a seis anos
Autor(es): Pereira, Marielly Silva
Orientador(es): Barra Júnior, Bianor Domingues
Assunto: Crianças deficientes - educação
Deficientes visuais - educação
Crianças - desenvolvimento
Surdos - educação
Data de apresentação: 15-Jul-2011
Data de publicação: 5-Jan-2012
Referência: PEREIRA, Marielly Silva. Desenvolvimento e aprendizagem de crianças surdocegas de quatro a seis anos. 2011. 103 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho é resultado de um estudo sobre o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças surdocegas no contexto da educação infantil, já que abrange crianças de quatro a seis anos. Buscando enfatizar, alguns aspectos do processo de desenvolvimento bem como o de ensino/aprendizagem presentes na formação destas crianças, dando prioridade às peculiaridades existentes e ao papel desenvolvido em sala de aula com participação familiar a fim de proporcionar o êxito na formação de uma criança surdocega. A pesquisa constituiu em observações dirigidas ao educando e a todos que o cercavam no ambiente escolar, sendo uma instituição pública do Distrito Federal, que faz parte do projeto de Inclusão, numa turma de primeiro período da educação infantil e na sala de recurso da mesma escola. Para tanto, foi utilizado à descrição de algumas situações vivenciadas realizadas no contexto em questão com o objetivo de evidenciar que apesar das peculiaridades na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças surdocegas são capazes de se desenvolverem, desde que sejam estabelecidas ações pedagógicas e educativas que possibilitem o trabalho do docente e/ou mediador de forma efetiva. As observações descritas, em segundo momento, se constituem como objetivo de discussão que, por meio da análise de aspectos da prática dos mediadores, a partir de alguns exemplos, demonstrou um olhar reflexivo sobre as ações que ali eram expressas quanto à criança surdocega.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2281
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons