Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2281
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariellySilvaPereira.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarra Júnior, Bianor Domingues-
dc.contributor.authorPereira, Marielly Silva-
dc.identifier.citationPEREIRA, Marielly Silva. Desenvolvimento e aprendizagem de crianças surdocegas de quatro a seis anos. 2011. 103 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de um estudo sobre o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças surdocegas no contexto da educação infantil, já que abrange crianças de quatro a seis anos. Buscando enfatizar, alguns aspectos do processo de desenvolvimento bem como o de ensino/aprendizagem presentes na formação destas crianças, dando prioridade às peculiaridades existentes e ao papel desenvolvido em sala de aula com participação familiar a fim de proporcionar o êxito na formação de uma criança surdocega. A pesquisa constituiu em observações dirigidas ao educando e a todos que o cercavam no ambiente escolar, sendo uma instituição pública do Distrito Federal, que faz parte do projeto de Inclusão, numa turma de primeiro período da educação infantil e na sala de recurso da mesma escola. Para tanto, foi utilizado à descrição de algumas situações vivenciadas realizadas no contexto em questão com o objetivo de evidenciar que apesar das peculiaridades na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças surdocegas são capazes de se desenvolverem, desde que sejam estabelecidas ações pedagógicas e educativas que possibilitem o trabalho do docente e/ou mediador de forma efetiva. As observações descritas, em segundo momento, se constituem como objetivo de discussão que, por meio da análise de aspectos da prática dos mediadores, a partir de alguns exemplos, demonstrou um olhar reflexivo sobre as ações que ali eram expressas quanto à criança surdocega.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCrianças deficientes - educaçãoen
dc.subject.keywordDeficientes visuais - educaçãoen
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentoen
dc.subject.keywordSurdos - educaçãoen
dc.titleDesenvolvimento e aprendizagem de crianças surdocegas de quatro a seis anosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-01-05T20:14:05Z-
dc.date.available2012-01-05T20:14:05Z-
dc.date.issued2012-01-05T20:14:05Z-
dc.date.submitted2011-07-15-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2281-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2281-
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons