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Título: Caminhando para a inclusão : estudo comparativo de propostas para o acolhimento de pessoas com necessidades educacionais especiais na sala de aula regular
Autor(es): Coutinho, Isabel Mäder Gonçalves
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Inclusão escolar
Professores de educação especial
Prática de ensino
Data de apresentação: 18-Jul-2011
Data de publicação: 5-Jan-2012
Referência: COUTINHO, Isabel Mäder Gonçalves. Caminhando para a inclusão: estudo comparativo de propostas para o acolhimento de pessoas com necessidades educacionais especiais na sala de aula regular. 2011. 76 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Alguns países da Europa e da América do Norte vêm estruturando suas propostas educacionais com escolas que admitem a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais em salas de aula regulares. Em estudos feitos para a obra “Caminhos para a inclusão: um guia de aprimoramento da equipe escolar”, José Pacheco, Rósa Eggertsdóttir e Gretar L. Marinósson observaram que nessas escolas estrangeiras a inclusão permite o aprendizado de todos e a socialização na diversidade. Entende-se que a segregação impede a compreensão do outro e de suas especificidades. Ao passo que, estudando juntos, um ajuda o outro e participa do seu desenvolvimento cognitivo. Com base na leitura do referido livro buscou-se investigar as bases para a prática da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais em escolas regulares e, com uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, verificar como essa inclusão é feita em uma instituição de ensino particular do Plano Piloto, Distrito Federal. Com a pesquisa feita a partir de observações em salas de aula, questionários, análises documentais e mesa redonda, procurou-se compreender como funciona o processo em uma escola em Brasília que se diz inclusiva. Indagou-se como é o trabalho do professor em sala de aula e qual sua postura diante da proposta inclusiva, como funciona a avaliação dos alunos e, por fim, qual é o papel da família e de especialistas nesse processo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Some countries in Europe and North America have been structuring their educational policies with schools that accept the inclusion of children with learning disabilities in their regular classrooms. In studies carried out by José Pacheco (2007), it was observed that in these foreign schools the inclusion process allows the learning of all students and the socialization in diversity. It’s understood that segregation prevents the comprehension of others and their specificities. However, studying together, one can help the other and they can be part of eachother’s development. From the reading of the book “Pathways to Inclusion: A Guide to Staff Development”, by José Pacheco, Rósa Eggertsdóttir and Gretar L. Marinósson, the bases to the practice of including kids with learning disabilities in regular schools was investigated and, with a qualitative case study, it was verified how this same inclusion is implemented in a Brazilian private educational institution in Plano Piloto, Distrito Federal. The survey was conducted through observations in the school’s classrooms, questionnaires, desk studies and a roundtable aiming at the understanding of how the inclusion process in a Brazilian school works. The practice of the teachers inside the classrooms and their attitude towards inclusive education was analyzed, as well as how the students’ evaluation is prepared and, last, how does the home-school-support services collaboration work in this process.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2271
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