Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22702
Título: | A literatura infantil no processo de formação da criança leitora : a experiência no projeto LeiA |
Autor(es): | Lima, Kamila Araujo de |
Orientador(es): | Rodrigues, Maria Alexandra Militão |
Assunto: | Literatura infantil Crianças - livros e leitura |
Data de apresentação: | 2019 |
Data de publicação: | 12-Nov-2019 |
Referência: | LIMA, Kamila Araujo de. A literatura infantil no processo de formação da criança leitora: a experiência no projeto LeiA. 2019. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A pesquisa propõe-se a refletir acerca das contribuições da literatura infantil e da leitura literária no processo de formação da criança leitora, em contexto informal de uma realidade socioeconômica desfavorecida, no município do Novo Gama (GO). Buscou-se despertar nas crianças o hábito de ler, favorecendo uma relação de interesse por este universo. Para que o objetivo proposto pudesse ser alcançado, foi realizada uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, tendo como ponto de partida as experiências vivenciadas no Projeto de Extensão LeiA, da Universidade de Brasília. Foram realizadas oficinas de contação de histórias e desenvolvidas atividades baseadas nas narrativas apresentadas. Ao se construir cenários, estratégias e recursos pedagógicos de leitura, buscou-se desenvolver um trabalho educativo gerador de participação, colaboração e criação dos alunos com relação às narrativas e atividades apresentadas nas oficinas. Finalmente, foi possível perceber que as quatro oficinas de contação de histórias narradas e analisadas geraram uma aproximação das crianças ao universo literário, contribuindo para a formação de pequenos leitores mais autônomos, competentes e interessados pela leitura literária. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22702 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons