Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22702
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_KamilaAraujoDeLima_tcc.pdf2 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Alexandra Militão-
dc.contributor.authorLima, Kamila Araujo de-
dc.identifier.citationLIMA, Kamila Araujo de. A literatura infantil no processo de formação da criança leitora: a experiência no projeto LeiA. 2019. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa propõe-se a refletir acerca das contribuições da literatura infantil e da leitura literária no processo de formação da criança leitora, em contexto informal de uma realidade socioeconômica desfavorecida, no município do Novo Gama (GO). Buscou-se despertar nas crianças o hábito de ler, favorecendo uma relação de interesse por este universo. Para que o objetivo proposto pudesse ser alcançado, foi realizada uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, tendo como ponto de partida as experiências vivenciadas no Projeto de Extensão LeiA, da Universidade de Brasília. Foram realizadas oficinas de contação de histórias e desenvolvidas atividades baseadas nas narrativas apresentadas. Ao se construir cenários, estratégias e recursos pedagógicos de leitura, buscou-se desenvolver um trabalho educativo gerador de participação, colaboração e criação dos alunos com relação às narrativas e atividades apresentadas nas oficinas. Finalmente, foi possível perceber que as quatro oficinas de contação de histórias narradas e analisadas geraram uma aproximação das crianças ao universo literário, contribuindo para a formação de pequenos leitores mais autônomos, competentes e interessados pela leitura literária.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura infantilpt_BR
dc.subject.keywordCrianças - livros e leiturapt_BR
dc.titleA literatura infantil no processo de formação da criança leitora : a experiência no projeto LeiApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-12T15:19:43Z-
dc.date.available2019-11-12T15:19:43Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22702-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22702pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons