Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22700
Título: | A atuação de educadores sociais no processo de inclusão de alunos com deficiência visual nos anos iniciais do Distrito Federal |
Autor(es): | Santos, Joselena Patrício da Silva |
Orientador(es): | Zardo, Sinara Pollom |
Assunto: | Deficiência visual Educação especial Inclusão escolar |
Data de apresentação: | 2019 |
Data de publicação: | 12-Nov-2019 |
Referência: | SANTOS, Joselena Patrício da Silva. A atuação de educadores sociais no processo de inclusão de alunos com deficiência visual nos anos iniciais do Distrito Federal. 2019. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral compreender como se dá a atuação dos
educadores sociais voluntários no acompanhamento de alunos com deficiência visual
incluídos nos anos iniciais do ensino fundamental. Como objetivos específicos, foram
elencados os seguintes: a) identificar o perfil dos profissionais que atuam no processo de
inclusão escolar de alunos com deficiência visual nos anos iniciais do ensino fundamental; b)
conhecer a perspectiva destes profissionais sobre a inclusão escolar e a organização do
atendimento especializado; c) verificar a atuação dos educadores sociais voluntários e os
desafios no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência visual nos anos iniciais.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou os seguintes instrumentos para reunião dos
dados: questionário de perfil, entrevista semiestruturada, observação e análise documental.
Participaram da pesquisa cinco sujeitos: dois professores que atuam na sala de aula regular,
uma professora itinerante que atua em sala de recursos e dois educadores sociais voluntários.
Observou-se que o Programa Educador Social Voluntário se apresentou como uma ação de
apoio aos estudantes da educação especial incluídos nos anos iniciais do ensino fundamental
no Distrito Federal. No entanto, a formação prevista nas normativas do programa não tem
acontecido, o que compromete a atuação dos educadores sociais voluntários com os
estudantes com deficiência visual (cegueira e baixa visão), uma vez que os mesmos não
apresentaram conhecimento sobre as necessidades educacionais específicas desse alunado e
de recursos e serviços de acessibilidade. |
Abstract: | This work evaluated the procedure of Volunteer Social Educator, a program
managed by Regional Education Coordination from Government of Distrito Federal, under
the thematic of inclusion of students with visual impairments in regular school classrooms.
The experience lived through participant observation in a regular school that receives the
social educator's volunteers to accompany students with visual impairment motivated the
execution of this work, compelling the study and understanding of the federal and district
laws that assert the rights in the educational service. The Volunteer Social Educator Program
and the acting of its executors in the monitoring and support of visually impaired students
were studied through observation in the school environment with field diary, semi-structured
interviews with teachers and educators volunteers, documental analysis and verification of
their daily performance. These procedures made it possible to understand how the social
volunteer educator works in the process of including students with visual impairment and
their contribution to teaching and learning in a public school in the Distrito Federal. It was
observed the relevance and importance of the program, the shortcomings that it has and the
requirement to think about strategies that can improve its acting in teaching and learning of
students with visual impairment. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22700 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons