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Título: A atuação de educadores sociais no processo de inclusão de alunos com deficiência visual nos anos iniciais do Distrito Federal
Autor(es): Santos, Joselena Patrício da Silva
Orientador(es): Zardo, Sinara Pollom
Assunto: Deficiência visual
Educação especial
Inclusão escolar
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 12-Nov-2019
Referência: SANTOS, Joselena Patrício da Silva. A atuação de educadores sociais no processo de inclusão de alunos com deficiência visual nos anos iniciais do Distrito Federal. 2019. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral compreender como se dá a atuação dos educadores sociais voluntários no acompanhamento de alunos com deficiência visual incluídos nos anos iniciais do ensino fundamental. Como objetivos específicos, foram elencados os seguintes: a) identificar o perfil dos profissionais que atuam no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência visual nos anos iniciais do ensino fundamental; b) conhecer a perspectiva destes profissionais sobre a inclusão escolar e a organização do atendimento especializado; c) verificar a atuação dos educadores sociais voluntários e os desafios no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência visual nos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou os seguintes instrumentos para reunião dos dados: questionário de perfil, entrevista semiestruturada, observação e análise documental. Participaram da pesquisa cinco sujeitos: dois professores que atuam na sala de aula regular, uma professora itinerante que atua em sala de recursos e dois educadores sociais voluntários. Observou-se que o Programa Educador Social Voluntário se apresentou como uma ação de apoio aos estudantes da educação especial incluídos nos anos iniciais do ensino fundamental no Distrito Federal. No entanto, a formação prevista nas normativas do programa não tem acontecido, o que compromete a atuação dos educadores sociais voluntários com os estudantes com deficiência visual (cegueira e baixa visão), uma vez que os mesmos não apresentaram conhecimento sobre as necessidades educacionais específicas desse alunado e de recursos e serviços de acessibilidade.
Abstract: This work evaluated the procedure of Volunteer Social Educator, a program managed by Regional Education Coordination from Government of Distrito Federal, under the thematic of inclusion of students with visual impairments in regular school classrooms. The experience lived through participant observation in a regular school that receives the social educator's volunteers to accompany students with visual impairment motivated the execution of this work, compelling the study and understanding of the federal and district laws that assert the rights in the educational service. The Volunteer Social Educator Program and the acting of its executors in the monitoring and support of visually impaired students were studied through observation in the school environment with field diary, semi-structured interviews with teachers and educators volunteers, documental analysis and verification of their daily performance. These procedures made it possible to understand how the social volunteer educator works in the process of including students with visual impairment and their contribution to teaching and learning in a public school in the Distrito Federal. It was observed the relevance and importance of the program, the shortcomings that it has and the requirement to think about strategies that can improve its acting in teaching and learning of students with visual impairment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22700
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