Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22676
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FernandaDeSousaLopes_tcc.pdf592,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das percepções de professores e licenciandos sobre os conceitos e perspectivas educacionais da divulgação científica
Autor(es): Lopes, Fernanda de Sousa
Orientador(es): Maia, Hélio José Santos
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Produção científica
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 8-Nov-2019
Referência: LOPES, Fernanda de Sousa. Análise das percepções de professores e licenciandos sobre os conceitos e perspectivas educacionais da divulgação científica. 2019. 47 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal pesquisar o que licenciandos em pedagogia e professores dos anos iniciais compreendem sobre Divulgação Científica e como entendem a inserção desse material em sala de aula para o ensino de ciências. Para isso foi utilizada a metodologia de pesquisa, do tipo survey que tem a finalidade de reconhecer os interesses e opiniões públicas através do método de coleta de dados, o questionário. Para tanto, são apresentadas as percepções desses sujeitos, onde apontam a relevância, os desafios e as perspectivas encontradas no uso de materiais de Divulgação Científica em sala de aula. Nesse contexto, constatou-se a importância da formação de professores dos anos iniciais de escolarização, para que estejam preparados para trabalhar os conteúdos da ciência e da tecnologia, bem como a importância das instituições educacionais disponibilizarem espaço nas escolas e no currículo para a prática científica, logo então incentivando a formação de futuros cientistas, que valorizem o uso da divulgação científica tanto em sala de aula como fora dela. Assim, este estudo ressalta a importância de explorar a divulgação científica na sala de aula provendo este como um instrumento de aprendizagem na formação de cidadãos crítico e reflexivos, mostrando a ciência real e sua funcionalidade em nossa sociedade. Entre suas conclusões, é possível apontar, porém, que há posicionamento ingênuo sobre a importância da Divulgação Científica para o ensino de ciências por partes dos envolvidos na pesquisa e a necessidade de formação inicial e continuada de professores para uma postura crítica sobre seleção de suportes de Divulgação Científica a serem utilizadas no ensino de ciências.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons