Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22676
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FernandaDeSousaLopes_tcc.pdf592,57 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMaia, Hélio José Santos-
dc.contributor.authorLopes, Fernanda de Sousa-
dc.identifier.citationLOPES, Fernanda de Sousa. Análise das percepções de professores e licenciandos sobre os conceitos e perspectivas educacionais da divulgação científica. 2019. 47 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo principal pesquisar o que licenciandos em pedagogia e professores dos anos iniciais compreendem sobre Divulgação Científica e como entendem a inserção desse material em sala de aula para o ensino de ciências. Para isso foi utilizada a metodologia de pesquisa, do tipo survey que tem a finalidade de reconhecer os interesses e opiniões públicas através do método de coleta de dados, o questionário. Para tanto, são apresentadas as percepções desses sujeitos, onde apontam a relevância, os desafios e as perspectivas encontradas no uso de materiais de Divulgação Científica em sala de aula. Nesse contexto, constatou-se a importância da formação de professores dos anos iniciais de escolarização, para que estejam preparados para trabalhar os conteúdos da ciência e da tecnologia, bem como a importância das instituições educacionais disponibilizarem espaço nas escolas e no currículo para a prática científica, logo então incentivando a formação de futuros cientistas, que valorizem o uso da divulgação científica tanto em sala de aula como fora dela. Assim, este estudo ressalta a importância de explorar a divulgação científica na sala de aula provendo este como um instrumento de aprendizagem na formação de cidadãos crítico e reflexivos, mostrando a ciência real e sua funcionalidade em nossa sociedade. Entre suas conclusões, é possível apontar, porém, que há posicionamento ingênuo sobre a importância da Divulgação Científica para o ensino de ciências por partes dos envolvidos na pesquisa e a necessidade de formação inicial e continuada de professores para uma postura crítica sobre seleção de suportes de Divulgação Científica a serem utilizadas no ensino de ciências.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordProdução científicapt_BR
dc.titleAnálise das percepções de professores e licenciandos sobre os conceitos e perspectivas educacionais da divulgação científicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-08T11:53:51Z-
dc.date.available2019-11-08T11:53:51Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22676-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons