Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22616
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarcusViniciusBarrosDaSilva_tcc.pdf3,58 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização mecânica de materiais utilizados em prototipagem rápida por deposição de material fundido para aplicação aeroespacial
Autor(es): Silva, Marcus Vinicius Barros da
Orientador(es): Barcelos Júnior, Manuel Nascimento Dias
Assunto: Prototipagem
Desenho por computador
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 22-Out-2019
Referência: SILVA, Marcus Vinicius Barros da. Caracterização mecânica de materiais utilizados em prototipagem rápida por deposição de material fundido para aplicação aeroespacial. 2018. 112 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A prototipagem rápida através da deposição de material fundido teve larga expansão com dispositivos que replicam grande parte de suas próprias peças, ampliando o uso e estudos em volta de projetos tridimensionais realizados a partir de modelagem em softwares de desenho assistido por computador. A construção do protótipo e caracterização mecânica são desenvolvidas neste trabalho visando agregar mais conhecimento sobre os materiais para aplicações em experimentos futuros. A caracterização mecânica determina as propriedades de um material no intuito de delimitar seu uso em certas aplicações. Os filamentos adotados para a prototipagem descritos neste estudo são o Ácido Polilático, Acrilonitrila Butadieno Estireno e o Politereftalato de Etileno Glicol. Os ensaios realizados na Universidade de Brasília foram os seguintes: tração, pêndulo de impacto izod, excitação por impulso e flexão, baseados na normatização ASTM e descritos no estudo com a finalidade de definir propriedades para o uso aeroespacial.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons