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Título: “A bala dos desarmados” : a figura alegórica como inscrição política em Avalovara, de Osman Lins
Autor(es): Rios, Carla Alves
Orientador(es): Resende, Luciana Barreto Machado
Assunto: Livros proibidos
Lins, Osman da Costa, 1924-1978
Brasil - história 1964-1985
Benjamin, Walter,1892-1940
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 11-Out-2019
Referência: RIOS, Carla Alves. “A bala dos desarmados”: a figura alegórica como inscrição política em Avalovara, de Osman Lins. 2018. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Na consciência da opressão da Ditadura, durante o período máximo da censura, Osman Lins publica o romance Avalovara. Nessa perspectiva, incapaz de falar abertamente sobre qualquer assunto, mas não tendo no silenciamento uma opção válida, o autor vale-se da construção alegórica para as críticas pretendidas a um sistema agressivo. Dessa maneira, o presente trabalho busca analisar como, segundo o conceito de Walter Benjamin, constrói-se a figura alegórica na obra brasileira, em especial sobre os recortes do Iólipo, Olavo Hayano, e , a mulher-palavra. Portanto, será possível compreender a natureza dos dois como formas de crítica e resistência, assim como entender suas construções associados aos conceitos de monstruosidade na literatura e o mal enquanto discussão filosófica humana. Assim, a obra será entendida como uma composição complexa a qual, em seu caráter alegórico, participa de constante renovação interpretativa.
Abstract: Knowing that brazilian’s military dictatorship was really oppressive, during the maximum period of the censorship, Osman Lins releases the romance Avalovara. In this perspective, unable to speak freely about any subject, but not having in the silence a valid option, the author uses the allegoric construction to the critics he wanted to do to an aggressive system. In this way, this essay pretends to analyses how, according to Walter Benjamin’s concept, the allegoric image is built in the brazilian book, especially over the characters of Iólipo, Olavo Hayano, and , the word-woman. Therefore, it will be possible to understand their natures as ways of critic and resistance, and also how they associate with the concepts of literary monstrosity and the evil as the human philosophic discussion. Ergo, the narrative will be understood as a complex composition which, in its allegoric ways, participates of constant interpretative renovations.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22587
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