Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Resende, Luciana Barreto Machado | - |
dc.contributor.author | Rios, Carla Alves | - |
dc.identifier.citation | RIOS, Carla Alves. “A bala dos desarmados”: a figura alegórica como inscrição política em Avalovara, de Osman Lins. 2018. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na consciência da opressão da Ditadura, durante o período máximo da censura, Osman Lins
publica o romance Avalovara. Nessa perspectiva, incapaz de falar abertamente sobre qualquer
assunto, mas não tendo no silenciamento uma opção válida, o autor vale-se da construção
alegórica para as críticas pretendidas a um sistema agressivo. Dessa maneira, o presente
trabalho busca analisar como, segundo o conceito de Walter Benjamin, constrói-se a figura
alegórica na obra brasileira, em especial sobre os recortes do Iólipo, Olavo Hayano, e , a
mulher-palavra. Portanto, será possível compreender a natureza dos dois como formas de crítica
e resistência, assim como entender suas construções associados aos conceitos de
monstruosidade na literatura e o mal enquanto discussão filosófica humana. Assim, a obra será
entendida como uma composição complexa a qual, em seu caráter alegórico, participa de
constante renovação interpretativa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros proibidos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lins, Osman da Costa, 1924-1978 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil - história 1964-1985 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Benjamin, Walter,1892-1940 | pt_BR |
dc.title | “A bala dos desarmados” : a figura alegórica como inscrição política em Avalovara, de Osman Lins | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-11T12:09:24Z | - |
dc.date.available | 2019-10-11T12:09:24Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22587 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Knowing that brazilian’s military dictatorship was really oppressive, during the maximum
period of the censorship, Osman Lins releases the romance Avalovara. In this perspective,
unable to speak freely about any subject, but not having in the silence a valid option, the author
uses the allegoric construction to the critics he wanted to do to an aggressive system. In this
way, this essay pretends to analyses how, according to Walter Benjamin’s concept, the allegoric
image is built in the brazilian book, especially over the characters of Iólipo, Olavo Hayano, and
, the word-woman. Therefore, it will be possible to understand their natures as ways of critic
and resistance, and also how they associate with the concepts of literary monstrosity and the
evil as the human philosophic discussion. Ergo, the narrative will be understood as a complex
composition which, in its allegoric ways, participates of constant interpretative renovations. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22587 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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