Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22531
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AngelicaMorariasDosSantos_tcc.pdf611,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dificuldades de aprendizagem dos alunos do 5° ano na Escola Municipal Professor Hélder James Pereira Magalhães
Autor(es): Araújo, Angélica Morarias dos Santos de
Orientador(es): Silva, Francisco Thiago
Assunto: Ensino fundamental
Aprendizagem - dificuldades
Capacidade de aprendizagem
Dificuldades escolares
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 8-Out-2019
Referência: ARAÚJO, Angélica Morarias dos Santos de. Dificuldades de aprendizagem dos alunos do 5° ano na Escola Municipal Professor Hélder James Pereira Magalhães. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018.
Resumo: A Presente monografia tem como objetivo identificar possíveis fatores que contribuem com a problemática na aprendizagem dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Professor Helder James Pereira Magalhães. O ensejo surgiu em virtude da observação de grande número de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem em sala de aula. A aplicação dos questionários realizou-se com a participação de 25 colaboradores que contribuíram para a realização desta investigação. Entre eles, participaram alunos, pais, professores e a gestora da escola. Os questionários foram importantes para ajudar a esclarecer a realidade da escola pesquisada e forneceram elementos relevantes para o alcance de melhor resultado no espaço e dos sujeitos pesquisados. Percebe-se a partir desse estudo que os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos estão ligados a ausência do acompanhamento da família a vida escolar do aluno e a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula que não favorece a resolução dos problemas de aprendizagem. É indispensável, portanto, uma reflexão sobre o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula. Esses são os desafios que a escola precisa trilhar em busca de mudança que leve o aluno a desenvolver a aprendizagem de forma significativa e global.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons