Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22531
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AngelicaMorariasDosSantos_tcc.pdf611,68 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Francisco Thiago-
dc.contributor.authorAraújo, Angélica Morarias dos Santos de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Angélica Morarias dos Santos de. Dificuldades de aprendizagem dos alunos do 5° ano na Escola Municipal Professor Hélder James Pereira Magalhães. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.pt_BR
dc.description.abstractA Presente monografia tem como objetivo identificar possíveis fatores que contribuem com a problemática na aprendizagem dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Professor Helder James Pereira Magalhães. O ensejo surgiu em virtude da observação de grande número de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem em sala de aula. A aplicação dos questionários realizou-se com a participação de 25 colaboradores que contribuíram para a realização desta investigação. Entre eles, participaram alunos, pais, professores e a gestora da escola. Os questionários foram importantes para ajudar a esclarecer a realidade da escola pesquisada e forneceram elementos relevantes para o alcance de melhor resultado no espaço e dos sujeitos pesquisados. Percebe-se a partir desse estudo que os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos estão ligados a ausência do acompanhamento da família a vida escolar do aluno e a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula que não favorece a resolução dos problemas de aprendizagem. É indispensável, portanto, uma reflexão sobre o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula. Esses são os desafios que a escola precisa trilhar em busca de mudança que leve o aluno a desenvolver a aprendizagem de forma significativa e global.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - dificuldadespt_BR
dc.subject.keywordCapacidade de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordDificuldades escolarespt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem dos alunos do 5° ano na Escola Municipal Professor Hélder James Pereira Magalhãespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T12:39:52Z-
dc.date.available2019-10-08T12:39:52Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22531-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons