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https://bdm.unb.br/handle/10483/22496
Título: | As significações sobre o uso do museu como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação de Jovens e Adultos |
Autor(es): | Inatomi, Karina Lie Sato |
Orientador(es): | Vieira, Maria Clarisse |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Educação não-formal |
Data de apresentação: | 15-Ago-2018 |
Data de publicação: | 4-Out-2019 |
Referência: | INATOMI, Karina Lie Sato. As significações sobre o uso do museu como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação de Jovens e Adultos. 2018. 152 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Poder trabalhar conteúdos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) utilizando outros espaços, como os museus, dentro da perspectiva da educação não-formal, é abrir possibilidades aos educandos e valorizá-los como sujeitos da cultura e produtores dela. Ao tratarmos da EJA, deve-se reconhecer a realidade no qual se inserem os seus educandos e que eles trazem consigo uma carga histórica forte, herança do seu núcleo social, muitas vezes a margem do acesso a bens culturais. Em 2017, foi realizado um semestre de intervenção com quatro turmas da Educação de Jovens e Adultos da Escola Classe 03 do Paranoá (DF) que tiveram aulas sobre cultura, arte e museu, com a promoção de uma visita a CAIXA Cultural Brasília. Com base nessa intervenção, o objetivo do trabalho é investigar as significações dadas aos museus, utilizados como instrumentos do processo de desenvolvimento e aprendizagem, na visão dos educandos da EJA, dos professores e dos estudantes de Pedagogia participantes da intervenção. O referencial teórico da pesquisa busca contribuições das áreas de educação museal e EJA, com ênfase na perspectiva histórico-cultural e na sociologia das desigualdades escolares, de Pierre Bourdieu. O trabalho leva a refletir o museu como espaço de educação e instrumento para o desenvolvimento dos educandos em seu processo de ensino-aprendizagem, com base na perspectiva histórico-cultural e da educação popular. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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