Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Maria Clarisse | - |
dc.contributor.author | Inatomi, Karina Lie Sato | - |
dc.identifier.citation | INATOMI, Karina Lie Sato. As significações sobre o uso do museu como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação de Jovens e Adultos. 2018. 152 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Poder trabalhar conteúdos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) utilizando outros espaços, como os museus, dentro da perspectiva da educação não-formal, é abrir possibilidades aos educandos e valorizá-los como sujeitos da cultura e produtores dela. Ao tratarmos da EJA, deve-se reconhecer a realidade no qual se inserem os seus educandos e que eles trazem consigo uma carga histórica forte, herança do seu núcleo social, muitas vezes a margem do acesso a bens culturais. Em 2017, foi realizado um semestre de intervenção com quatro turmas da Educação de Jovens e Adultos da Escola Classe 03 do Paranoá (DF) que tiveram aulas sobre cultura, arte e museu, com a promoção de uma visita a CAIXA Cultural Brasília. Com base nessa intervenção, o objetivo do trabalho é investigar as significações dadas aos museus, utilizados como instrumentos do processo de desenvolvimento e aprendizagem, na visão dos educandos da EJA, dos professores e dos estudantes de Pedagogia participantes da intervenção. O referencial teórico da pesquisa busca contribuições das áreas de educação museal e EJA, com ênfase na perspectiva histórico-cultural e na sociologia das desigualdades escolares, de Pierre Bourdieu. O trabalho leva a refletir o museu como espaço de educação e instrumento para o desenvolvimento dos educandos em seu processo de ensino-aprendizagem, com base na perspectiva histórico-cultural e da educação popular. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação não-formal | pt_BR |
dc.title | As significações sobre o uso do museu como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-04T11:40:46Z | - |
dc.date.available | 2019-10-04T11:40:46Z | - |
dc.date.submitted | 2018-08-15 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22496 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|