Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22496
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_KarinaLie SatoInatomi_tcc.pdf2,74 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Maria Clarisse-
dc.contributor.authorInatomi, Karina Lie Sato-
dc.identifier.citationINATOMI, Karina Lie Sato. As significações sobre o uso do museu como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação de Jovens e Adultos. 2018. 152 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractPoder trabalhar conteúdos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) utilizando outros espaços, como os museus, dentro da perspectiva da educação não-formal, é abrir possibilidades aos educandos e valorizá-los como sujeitos da cultura e produtores dela. Ao tratarmos da EJA, deve-se reconhecer a realidade no qual se inserem os seus educandos e que eles trazem consigo uma carga histórica forte, herança do seu núcleo social, muitas vezes a margem do acesso a bens culturais. Em 2017, foi realizado um semestre de intervenção com quatro turmas da Educação de Jovens e Adultos da Escola Classe 03 do Paranoá (DF) que tiveram aulas sobre cultura, arte e museu, com a promoção de uma visita a CAIXA Cultural Brasília. Com base nessa intervenção, o objetivo do trabalho é investigar as significações dadas aos museus, utilizados como instrumentos do processo de desenvolvimento e aprendizagem, na visão dos educandos da EJA, dos professores e dos estudantes de Pedagogia participantes da intervenção. O referencial teórico da pesquisa busca contribuições das áreas de educação museal e EJA, com ênfase na perspectiva histórico-cultural e na sociologia das desigualdades escolares, de Pierre Bourdieu. O trabalho leva a refletir o museu como espaço de educação e instrumento para o desenvolvimento dos educandos em seu processo de ensino-aprendizagem, com base na perspectiva histórico-cultural e da educação popular.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordEducação não-formalpt_BR
dc.titleAs significações sobre o uso do museu como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-04T11:40:46Z-
dc.date.available2019-10-04T11:40:46Z-
dc.date.submitted2018-08-15-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22496-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons