Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22491
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThaisMascarenhasBorgesGoncalves_tcc.pdf1,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O tempo de brincar na transição da educação infantil para o ensino fundamental
Autor(es): Gonçalves, Thaís Mascarenhas Borges
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Brincadeiras
Crianças - desenvolvimento
Educação pré-escolar
Ensino fundamental
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 3-Out-2019
Referência: GONÇALVES, Thaís Mascarenhas Borges. O tempo de brincar na transição da educação infantil para o ensino fundamental. 2018. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa aborda a temática - o tempo do brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. As vivências das crianças na Educação Infantil são um pouco diferentes das do Ensino Fundamental. A brincadeira tem sido tratada como um eixo de aprendizagem nos últimos documentos curriculares oficiais da Educação Infantil, o que significa que as interações lúdicas e o brincar estão mais presentes no cotidiano destas instituições, podendo ser utilizadas como estratégias para o desenvolvimento integral das crianças. No Ensino Fundamental, a estrutura da rotina parece ser mais fechada, privilegiando práticas mais conteudstas, com pouco espaço para a brincadeira e a atividade lúdica.Diante dessa realidade, questiona-se: Como está organizado o tempo de brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental? Para responder a esta pergunta tem-se o seguinte objetivo de pesquisa: Analisar como está estruturado o tempo de brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental Anos Iniciais. Esta investigação tem uma abordagem qualitativa, utiliza como técnicas de pesquisa a observação e a entrevista. Os sujeitos da pesquisa são professores e alunos de uma turma de Educação Infantil, e uma turma de Primeiro ano do Ensino Fundamental. Os conceitos que sustentam a discussão teórica foram: infância, brincar, escola e aprendizagem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons