Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22491
Título: | O tempo de brincar na transição da educação infantil para o ensino fundamental |
Autor(es): | Gonçalves, Thaís Mascarenhas Borges |
Orientador(es): | Mourão, Ireuda da Costa |
Assunto: | Brincadeiras Crianças - desenvolvimento Educação pré-escolar Ensino fundamental |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 3-Out-2019 |
Referência: | GONÇALVES, Thaís Mascarenhas Borges. O tempo de brincar na transição da educação infantil para o ensino fundamental. 2018. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Esta pesquisa aborda a temática - o tempo do brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. As vivências das crianças na Educação Infantil são um pouco diferentes das do Ensino Fundamental. A brincadeira tem sido tratada como um eixo de aprendizagem nos últimos documentos curriculares oficiais da Educação Infantil, o que significa que as interações lúdicas e o brincar estão mais presentes no cotidiano destas instituições, podendo ser utilizadas como estratégias para o desenvolvimento integral das crianças. No Ensino Fundamental, a estrutura da rotina parece ser mais fechada, privilegiando práticas mais conteudstas, com pouco espaço para a brincadeira e a atividade lúdica.Diante dessa realidade, questiona-se: Como está organizado o tempo de brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental? Para responder a esta pergunta tem-se o seguinte objetivo de pesquisa: Analisar como está estruturado o tempo de brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental Anos Iniciais. Esta investigação tem uma abordagem qualitativa, utiliza como técnicas de pesquisa a observação e a entrevista. Os sujeitos da pesquisa são professores e alunos de uma turma de Educação Infantil, e uma turma de Primeiro ano do Ensino Fundamental. Os conceitos que sustentam a discussão teórica foram: infância, brincar, escola e aprendizagem. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons