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2018_ThaisMascarenhasBorgesGoncalves_tcc.pdf1,51 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorMourão, Ireuda da Costa-
dc.contributor.authorGonçalves, Thaís Mascarenhas Borges-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Thaís Mascarenhas Borges. O tempo de brincar na transição da educação infantil para o ensino fundamental. 2018. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a temática - o tempo do brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. As vivências das crianças na Educação Infantil são um pouco diferentes das do Ensino Fundamental. A brincadeira tem sido tratada como um eixo de aprendizagem nos últimos documentos curriculares oficiais da Educação Infantil, o que significa que as interações lúdicas e o brincar estão mais presentes no cotidiano destas instituições, podendo ser utilizadas como estratégias para o desenvolvimento integral das crianças. No Ensino Fundamental, a estrutura da rotina parece ser mais fechada, privilegiando práticas mais conteudstas, com pouco espaço para a brincadeira e a atividade lúdica.Diante dessa realidade, questiona-se: Como está organizado o tempo de brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental? Para responder a esta pergunta tem-se o seguinte objetivo de pesquisa: Analisar como está estruturado o tempo de brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental Anos Iniciais. Esta investigação tem uma abordagem qualitativa, utiliza como técnicas de pesquisa a observação e a entrevista. Os sujeitos da pesquisa são professores e alunos de uma turma de Educação Infantil, e uma turma de Primeiro ano do Ensino Fundamental. Os conceitos que sustentam a discussão teórica foram: infância, brincar, escola e aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordEducação pré-escolarpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO tempo de brincar na transição da educação infantil para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-03T13:21:36Z-
dc.date.available2019-10-03T13:21:36Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22491-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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