Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mourão, Ireuda da Costa | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Thaís Mascarenhas Borges | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Thaís Mascarenhas Borges. O tempo de brincar na transição da educação infantil para o ensino fundamental. 2018. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa aborda a temática - o tempo do brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. As vivências das crianças na Educação Infantil são um pouco diferentes das do Ensino Fundamental. A brincadeira tem sido tratada como um eixo de aprendizagem nos últimos documentos curriculares oficiais da Educação Infantil, o que significa que as interações lúdicas e o brincar estão mais presentes no cotidiano destas instituições, podendo ser utilizadas como estratégias para o desenvolvimento integral das crianças. No Ensino Fundamental, a estrutura da rotina parece ser mais fechada, privilegiando práticas mais conteudstas, com pouco espaço para a brincadeira e a atividade lúdica.Diante dessa realidade, questiona-se: Como está organizado o tempo de brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental? Para responder a esta pergunta tem-se o seguinte objetivo de pesquisa: Analisar como está estruturado o tempo de brincar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental Anos Iniciais. Esta investigação tem uma abordagem qualitativa, utiliza como técnicas de pesquisa a observação e a entrevista. Os sujeitos da pesquisa são professores e alunos de uma turma de Educação Infantil, e uma turma de Primeiro ano do Ensino Fundamental. Os conceitos que sustentam a discussão teórica foram: infância, brincar, escola e aprendizagem. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação pré-escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | O tempo de brincar na transição da educação infantil para o ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-03T13:21:36Z | - |
dc.date.available | 2019-10-03T13:21:36Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22491 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|