Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22490
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarianaMonteiroOliveiraAlves_tcc.pdf641,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aprendizagem significativa : o sentido que professores do bloco inicial de alfabetização lhe atribuem
Autor(es): Alves, Mariana Monteiro Oliveira
Orientador(es): Maia, Hélio José Santos
Assunto: Alfabetização
Professores - formação
Educação de crianças
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 3-Out-2019
Referência: ALVES, Mariana Monteiro Oliveira. Aprendizagem significativa: o sentido que professores do bloco inicial de alfabetização lhe atribuem. 2018. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso se foca na aprendizagem significativa no entendimento da teoria de Ausubel. Como tal, identifica sua importância a partir do que se exibe nos documentos oficiais que norteiam a educação e busca a percepção de professores do Bloco Inicial de Alfabetização da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa e sua aplicação em sala de aula. Seu objetivo geral, portanto, converge na direção de compreender o sentido que professores atribuem a aprendizagem significativa. A pesquisa é de natureza qualitativa em sua construção metodológica e utilizou como instrumento de produção de dados, questionários com perguntas abertas e em escalas Likert. Em sua fundamentação teórica faz um breve apanhado da sua inserção em documentos oficiais e explicita de modo sintético a teoria de Ausubel em si com base em referencial bibliográfico. Em seus caminhos analíticos nos resultados identifica lacunas dos professores no entendimento da teoria, o que demonstra, em um esforço interpretativo, algumas conclusões, entre elas a necessidade de incrementos na formação inicial e continuada de professores nesse campo teórico.
Abstract: This final course work focuses on meaningful learning in the understanding of Ausubel's theory. As such, it identifies its importance from what is shown in the official documents that guide education and seeks the perception of teachers of the Initial Block of Literacy of the Public School Network of the Federal District on the Theory of Significant Learning and its application in the classroom. Its overall goal therefore converges in the direction of understanding the meaning that teachers attribute to meaningful learning. The research is qualitative in its methodological construction and used as an instrument of data production, questionnaires with open questions and Likert scales. In its theoretical basis, it makes a brief survey of its insertion in official documents and explicitly explains in a synthetic way the Ausubel's theory itself based on the bibliographic reference. In its analytical trajectories in the results identifies gaps in the teachers' understanding of the theory, which shows, in an interpretative effort, some conclusions, among them the need for increases in initial and continuing teacher training in this theoretical field.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22490
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons