Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22490
Título: | Aprendizagem significativa : o sentido que professores do bloco inicial de alfabetização lhe atribuem |
Autor(es): | Alves, Mariana Monteiro Oliveira |
Orientador(es): | Maia, Hélio José Santos |
Assunto: | Alfabetização Professores - formação Educação de crianças |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 3-Out-2019 |
Referência: | ALVES, Mariana Monteiro Oliveira. Aprendizagem significativa: o sentido que professores do bloco inicial de alfabetização lhe atribuem. 2018. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso se foca na aprendizagem significativa
no entendimento da teoria de Ausubel. Como tal, identifica sua importância
a partir do que se exibe nos documentos oficiais que norteiam a educação
e busca a percepção de professores do Bloco Inicial de Alfabetização da
Rede Pública de Ensino do Distrito Federal sobre a Teoria da
Aprendizagem Significativa e sua aplicação em sala de aula. Seu objetivo
geral, portanto, converge na direção de compreender o sentido que
professores atribuem a aprendizagem significativa. A pesquisa é de
natureza qualitativa em sua construção metodológica e utilizou como
instrumento de produção de dados, questionários com perguntas abertas e
em escalas Likert. Em sua fundamentação teórica faz um breve apanhado
da sua inserção em documentos oficiais e explicita de modo sintético a
teoria de Ausubel em si com base em referencial bibliográfico. Em seus
caminhos analíticos nos resultados identifica lacunas dos professores no
entendimento da teoria, o que demonstra, em um esforço interpretativo,
algumas conclusões, entre elas a necessidade de incrementos na
formação inicial e continuada de professores nesse campo teórico. |
Abstract: | This final course work focuses on meaningful learning in the understanding
of Ausubel's theory. As such, it identifies its importance from what is shown
in the official documents that guide education and seeks the perception of
teachers of the Initial Block of Literacy of the Public School Network of the
Federal District on the Theory of Significant Learning and its application in
the classroom. Its overall goal therefore converges in the direction of
understanding the meaning that teachers attribute to meaningful learning.
The research is qualitative in its methodological construction and used as
an instrument of data production, questionnaires with open questions and
Likert scales. In its theoretical basis, it makes a brief survey of its insertion
in official documents and explicitly explains in a synthetic way the Ausubel's
theory itself based on the bibliographic reference. In its analytical
trajectories in the results identifies gaps in the teachers' understanding of
the theory, which shows, in an interpretative effort, some conclusions,
among them the need for increases in initial and continuing teacher training
in this theoretical field. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22490 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons