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Título: Crianças e narrativas : a produção literária como processo de criação
Autor(es): Dantas, Caroline Sousa
Orientador(es): Oliveira, Paula Gomes de
Assunto: Criatividade na escrita
Criação (Literária, artística, etc.)
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 2-Out-2019
Referência: DANTAS, Caroline Sousa. Crianças e narrativas: a produção literária como processo de criação. 2018. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Sabendo da importância da língua, seja ela escrita ou falada, o presente trabalho possui como temática a produção de textos escritos nos primeiros anos do ensino fundamental, especificamente nos 4° e 5° anos. Amparados pelos estudos de língua, literatura e escrita a partir de estudos do Parâmetro Nacional Curricular de Língua Portuguesa – PCN e da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, realizamos uma análise das produções escritas das crianças de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Foram analisadas 30 narrativas, com isso, observamos os seguintes aspectos: tipologia textual, os recursos discursivos, linguísticos e estéticos de um texto com ênfase na escolha temática, relações texto/imagem e sentimentos presentes nas produções, todos mediados pela imaginação infantil. Consideramos também as marcas de autonomia expressas nos livros, tendo em vista a singularidade de cada sujeito no seu processo de criação, característica explicita nos documentos estudados para elaboração dessa pesquisa. Percebemos a produção literária como manifestação de um processo de criação das crianças, condição fundamental para as práticas de escrita que devem ocorrer na escola.
Abstract: Knowing the importance of the language, whether written or spoken, the present work it has as its theme the production of texts written in the first years of elementary school, specifically in the 4th and 5th years. Supported by the studies of language, literature and writing based on studies of the National curricular parameter of Portuguese language-PCN and the national common curricular Base-BNCC, we conducted an analysis of the written productions of the children of a school of the network Public education in the Federal district. Thirty narratives were analyzed, with this, we observed beyond the textual typology, the discursive, linguistic and aesthetic resources of a text with emphasis on the thematic choice, text/image relations and feelings present in the productions, all mediated by Childish imagination. We also consider the autonomy marks expressed in the books, in view of the uniqueness of each subject in its creation process, a characteristic that is explicit in the documents studied for the elaboration of this research.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22486
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