Título: | Descobertas/conquistas dos professores iniciantes e ingressantes no processo de inserção na carreira docente |
Autor(es): | Silva, Jaqueline Alves Rodrigues da |
Orientador(es): | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da |
Assunto: | Docência em formação Professores - formação |
Data de apresentação: | 12-Dez-2018 |
Data de publicação: | 2-Out-2019 |
Referência: | SILVA, Jaqueline Alves Rodrigues da. Descobertas/conquistas dos professores iniciantes e ingressantes no processo de inserção na carreira docente. 2018. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar quais os
elementos das descobertas/conquistas que os professores iniciantes e ingressantes
da Secretaria de Educação do Estado do Distrito Federal (SEEDF) apresentam no
processo de inserção na carreira docente. Essa temática se faz importante para o
campo de formação de professores, pois o início da carreira docente, como em
qualquer atividade profissional, apresenta peculiaridades, dificuldades, desafios,
descobertas e angústias ligadas a insegurança inicial, sendo uma etapa de intensas
aprendizagens. No Brasil, ao entrar no serviço público, os professores efetivos em
início de carreira são diferenciados em: professor ingressante, aquele que possui uma
bagagem de experiências docentes anteriores à entrada; e, o professor iniciante,
aquele que após o término da formação inicial ingressa na docência como professor
sem experiência profissional. Para o alcance do objetivo geral utilizamos os núcleos
de significação como processo metodológico para a análise dos dados. Foram
realizadas 50 entrevistas com professores iniciantes e ingressantes da SEEDF,
efetivados como servidores públicos pelos concursos dos anos de 2010 e 2013.Para
sistematizar os dados encontrados nas entrevistas, sintetizamos 7 núcleos de
significação sobre as descobertas/conquistas. Nesse sentido, os indicadores
sintetizados nas falas dos professores iniciantes e ingressantes caracterizam os
elementos de descobertas/conquistas que são expressos pelos núcleos de
significação. Estes elementos de descobertas/conquistas são constituídos pelos
sentimentos vivenciados pelos professores nessa fase inicial da carreira docente.
Entretanto, é necessário acresentar que a objetividade e a subjetividade de cada
sujeito, a cultura, as experiências pessoais, a maneira como enxerga o mundo e as
dimensões do contexto de trabaho podem modificar o modo e o momento pelo qual o
professor vivencia essas descobertas/conquistas, vivenciadas de maneira não linear. |
Abstract: | The Final Paper here presented has the objective to investigate wich elements of
discoverys/conquests that beggining and entering professors of the Secretary of
Education of the State of the Federal District (SEEDF), presents in the process of
insertion in the teaching carrer. This subject is important for pedagogical’s training
area, because in teaching ocupation, as as in any other professional activity, is
inevitable to have contact with peculiarities, difficulties, challenges, uncovered and
anxieties linked to initial insecurity, therefore it is conceived as a process of intense
learning. In Brazil, to enter in public service, effective professors in the beggining of
their carrer are identified in the following variations: entering teacher, wich has previous
experience in the teaching process; and, the beggining instructor: the one who gets
into the work of effective educator without any experience. To reach general’s
objective, the core of significance is used as a process to analyze all information. 50
interviews have been realized with beggining and entering teachers of SEEDF, active
as public servants that passed in tender processes of 2010 and 2013. Systematizing
the data found in the speech witnessed in the interviews, we synthesized 7 cores of
meaning on the discoverys/conquests. Therefore, the indicators conceived on the
speech of beggining and entering teachers shape the elements of discovery/conquest
expressed by the cores of signification. This profile is constituted by the emotions felt
by these professionals in the initial phase of teaching carrer progress. However, is
necessary to append that the objectivity and subjectivity of each subject, the culture,
the personal experiences, the world perspective and the dimensions of work’s context
can modificate the way and the moment presented on the form that the teacher realizes
the descovery/conquests, wich are not identified in a linear form. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|