Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22484
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JaquelineAlvesRodriguesDaSilva_tcc.pdf699,47 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
dc.contributor.authorSilva, Jaqueline Alves Rodrigues da-
dc.identifier.citationSILVA, Jaqueline Alves Rodrigues da. Descobertas/conquistas dos professores iniciantes e ingressantes no processo de inserção na carreira docente. 2018. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar quais os elementos das descobertas/conquistas que os professores iniciantes e ingressantes da Secretaria de Educação do Estado do Distrito Federal (SEEDF) apresentam no processo de inserção na carreira docente. Essa temática se faz importante para o campo de formação de professores, pois o início da carreira docente, como em qualquer atividade profissional, apresenta peculiaridades, dificuldades, desafios, descobertas e angústias ligadas a insegurança inicial, sendo uma etapa de intensas aprendizagens. No Brasil, ao entrar no serviço público, os professores efetivos em início de carreira são diferenciados em: professor ingressante, aquele que possui uma bagagem de experiências docentes anteriores à entrada; e, o professor iniciante, aquele que após o término da formação inicial ingressa na docência como professor sem experiência profissional. Para o alcance do objetivo geral utilizamos os núcleos de significação como processo metodológico para a análise dos dados. Foram realizadas 50 entrevistas com professores iniciantes e ingressantes da SEEDF, efetivados como servidores públicos pelos concursos dos anos de 2010 e 2013.Para sistematizar os dados encontrados nas entrevistas, sintetizamos 7 núcleos de significação sobre as descobertas/conquistas. Nesse sentido, os indicadores sintetizados nas falas dos professores iniciantes e ingressantes caracterizam os elementos de descobertas/conquistas que são expressos pelos núcleos de significação. Estes elementos de descobertas/conquistas são constituídos pelos sentimentos vivenciados pelos professores nessa fase inicial da carreira docente. Entretanto, é necessário acresentar que a objetividade e a subjetividade de cada sujeito, a cultura, as experiências pessoais, a maneira como enxerga o mundo e as dimensões do contexto de trabaho podem modificar o modo e o momento pelo qual o professor vivencia essas descobertas/conquistas, vivenciadas de maneira não linear.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDocência em formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.titleDescobertas/conquistas dos professores iniciantes e ingressantes no processo de inserção na carreira docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-02T11:38:00Z-
dc.date.available2019-10-02T11:38:00Z-
dc.date.submitted2018-12-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22484-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The Final Paper here presented has the objective to investigate wich elements of discoverys/conquests that beggining and entering professors of the Secretary of Education of the State of the Federal District (SEEDF), presents in the process of insertion in the teaching carrer. This subject is important for pedagogical’s training area, because in teaching ocupation, as as in any other professional activity, is inevitable to have contact with peculiarities, difficulties, challenges, uncovered and anxieties linked to initial insecurity, therefore it is conceived as a process of intense learning. In Brazil, to enter in public service, effective professors in the beggining of their carrer are identified in the following variations: entering teacher, wich has previous experience in the teaching process; and, the beggining instructor: the one who gets into the work of effective educator without any experience. To reach general’s objective, the core of significance is used as a process to analyze all information. 50 interviews have been realized with beggining and entering teachers of SEEDF, active as public servants that passed in tender processes of 2010 and 2013. Systematizing the data found in the speech witnessed in the interviews, we synthesized 7 cores of meaning on the discoverys/conquests. Therefore, the indicators conceived on the speech of beggining and entering teachers shape the elements of discovery/conquest expressed by the cores of signification. This profile is constituted by the emotions felt by these professionals in the initial phase of teaching carrer progress. However, is necessary to append that the objectivity and subjectivity of each subject, the culture, the personal experiences, the world perspective and the dimensions of work’s context can modificate the way and the moment presented on the form that the teacher realizes the descovery/conquests, wich are not identified in a linear form.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons