Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22481
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HellenPereiraSantos_tcc.pdf893,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O curso de Pedagogia da Universidade de Brasília sob a ótica do público discente do turno noturno
Autor(es): Santos, Hellen Pereira
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Ensino superior
Professores - formação
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 2-Out-2019
Referência: SANTOS, Hellen Pereira. O curso de Pedagogia da Universidade de Brasília sob a ótica do público discente do turno noturno. 2018. 60 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O estudo visa analisar as visões dos estudantes sobre o curso de Pedagogia do turno noturno da Universidade de Brasília (UnB). Para isso, foi realizada uma pesquisa documental e de campo. A pesquisa documental refere-se ao PPC de Pedagogia e a legislação pertinente a formação de professores e a educação. A pesquisa de campo foi realizada através da aplicação de questionários para alunos que estão cursando a partir do sétimo semestre do curso de Pedagogia da UnB. O referencial teórico abordou sobre as seguintes categorias: formação docente, currículo do curso de Pedagogia concebido pela Faculdade de Educação da UnB e o perfil do estudante que cursa Pedagogia na Instituição. Depreende-se que os estudantes do período noturno consideram como um dos principais problemas do curso de Pedagogia noturno da UnB a insuficiente oferta de disciplinas. A Faculdade de Educação, zelando pelos princípios de equidade organizou este curso nos mesmos moldes do curso diurno. Ocorre que os tempos e os sujeitos apresentam características diferentes dificultando o cumprimento da proposta curricular.
Abstract: This research analyze student visions about Pedagogy course realized during at night by University of Brasilia (UnB). For this, it was a documental and field research. The documental research refers the PPC by Pedagogy and relevance laws for teachers formation and the education. The field research was realized through quiz for academics are studying in seventh period until the last by Pedagogy course by UnB. The theoretical reference approached some aspects like: teacher training, Pedagogy course curriculum produced for Education College by UnB and student profile that study Pedagogy at Institution. It can be concluded the students night course reports insufficient offering by disciplines like mains problems by Pedagogy realized during at night UnB. The Education College by UnB, caring for equity principles, organized this course equally the course realized during at day. It happens that times and subjects have different characteristics complicating the execution curricular activities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons