Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22479
Título: | Filosofia com crianças no Brasil |
Autor(es): | Lima, Gabriela Ribeiro |
Orientador(es): | Devechi, Catia Piccolo Viero |
Assunto: | Crianças e filosofia Filosofia e ensino |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 2-Out-2019 |
Referência: | LIMA, Gabriela Ribeiro. Filosofia com crianças no Brasil. 2018. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho traz reflexões sobre o ensino de filosofia com crianças no Brasil. A
singularidade filosófica leva a infância a uma perspectiva legítima do comportamento
humano e da experiência humana. Anos de estudos mostram que a experiência da filosofia
não precisa ser incompatível com a infância. O ingresso da filosofia nas escolas é uma
possibilidade educacional para desenvolver o pensamento das crianças e torná-las mais
reflexivas do mundo ao seu redor. A pesquisa tem os seguintes objetivos: compreender
como a filosofia com crianças está sendo trabalhada atualmente no Brasil; averiguar as
compreensões atuais sobre o assunto e conhecer a perspectiva de um especialista sobre a
atualidade da proposta de filosofia com crianças no Brasil. Para isso, foi realizada uma
pesquisa bibliográfica sobre o que tem sido defendido no Brasil em torno da prática
filosófica com crianças e, uma entrevista estruturada realizada com o especialista em
filosofia com crianças no Brasil, o professor Walter Omar Kohan. Os resultados apontam
para uma proposta de Filosofia com Crianças que está em constante reconstrução e que
impactou o ensino e aprendizagem de crianças nas escolas onde foi desenvolvida,
especialmente nas escolas públicas do Brasil. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons