Título: | Educação infantil : reflexões sobre alfabetização em língua portuguesa e educação matemática |
Autor(es): | Biângulo, Amanda Beatriz Amaro |
Orientador(es): | Sá, Antônio Villar Marques de |
Assunto: | Educação de crianças Letramento Alfabetização |
Data de apresentação: | 4-Dez-2018 |
Data de publicação: | 1-Out-2019 |
Referência: | BIÂNGULO, Amanda Beatriz Amaro. Educação infantil: reflexões sobre alfabetização em língua portuguesa e educação matemática. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A presente pesquisa surge de inquietações e incômodos gerados a partir da observação
participativa em uma escola de educação infantil. Ao encontrar uma prática focada na
alfabetização na língua portuguesa e distante das demais linguagens, principalmente da
matemática, objetivou-se compreender o que é proposto para o ensino-aprendizagem das
crianças menores de seis anos, mais especificamente na relação entre as linguagens
oral/escrita e matemática, buscando entender o que foi observado na rotina escolar, suas
causas e consequências. Deste modo, através de uma pesquisa bibliográfica foi realizado um
estudo comparativo, relacionando a vivência prática com as legislações e teorias para a
primeira infância. Assim sendo, percebeu-se que já houve grande avanço teórico para a área,
apesar de que muitas vezes, alguns aspectos não são efetivados na prática. Ainda que exista
limitação ou maior dedicação à alfabetização portuguesa no ensino, conclui-se que as
legislações e os estudos teóricos atuais demonstram equivalência e importância às demais
linguagens, inclusive a matemática, que necessita ser vivenciada significativamente e
profundamente pelos pequenos, não podendo ser descartada para dar espaço a aprendizagens e
conteúdos próprios de outras etapas. |
Abstract: | The present research arises from the restlessness and discomfort generated from participatory
observation in a kindergarten school. Finding a practice focused on literacy in the Portuguese
language and distance from other languages, especially mathematics, the objective was to
understand what is proposed for the teaching-learning of children under six years, more
specifically in the relationship between languages oral/written and mathematical, trying to
understand what was observed in the school routine, its causes and consequences. that way,
through a bibliographical research, a comparative study was carried out, linking practical
experience with legislation and theories for early childhood. Thus, it was noticed that there
was already great theoretical advance for the area, although often, some aspects are not
implemented in practice. Although there is a limitation or greater dedication to Portuguese
literacy in teaching, it is concluded that current legislation and theoretical studies demonstrate
equivalence and importance to other languages, including mathematics, which needs to be
experienced significantly and deeply by the little ones, and can not be discarded to give room
for learning and content of other stages. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|