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dc.contributor.advisorSá, Antônio Villar Marques de-
dc.contributor.authorBiângulo, Amanda Beatriz Amaro-
dc.identifier.citationBIÂNGULO, Amanda Beatriz Amaro. Educação infantil: reflexões sobre alfabetização em língua portuguesa e educação matemática. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa surge de inquietações e incômodos gerados a partir da observação participativa em uma escola de educação infantil. Ao encontrar uma prática focada na alfabetização na língua portuguesa e distante das demais linguagens, principalmente da matemática, objetivou-se compreender o que é proposto para o ensino-aprendizagem das crianças menores de seis anos, mais especificamente na relação entre as linguagens oral/escrita e matemática, buscando entender o que foi observado na rotina escolar, suas causas e consequências. Deste modo, através de uma pesquisa bibliográfica foi realizado um estudo comparativo, relacionando a vivência prática com as legislações e teorias para a primeira infância. Assim sendo, percebeu-se que já houve grande avanço teórico para a área, apesar de que muitas vezes, alguns aspectos não são efetivados na prática. Ainda que exista limitação ou maior dedicação à alfabetização portuguesa no ensino, conclui-se que as legislações e os estudos teóricos atuais demonstram equivalência e importância às demais linguagens, inclusive a matemática, que necessita ser vivenciada significativamente e profundamente pelos pequenos, não podendo ser descartada para dar espaço a aprendizagens e conteúdos próprios de outras etapas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleEducação infantil : reflexões sobre alfabetização em língua portuguesa e educação matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-01T13:21:25Z-
dc.date.available2019-10-01T13:21:25Z-
dc.date.submitted2018-12-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22475-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present research arises from the restlessness and discomfort generated from participatory observation in a kindergarten school. Finding a practice focused on literacy in the Portuguese language and distance from other languages, especially mathematics, the objective was to understand what is proposed for the teaching-learning of children under six years, more specifically in the relationship between languages oral/written and mathematical, trying to understand what was observed in the school routine, its causes and consequences. that way, through a bibliographical research, a comparative study was carried out, linking practical experience with legislation and theories for early childhood. Thus, it was noticed that there was already great theoretical advance for the area, although often, some aspects are not implemented in practice. Although there is a limitation or greater dedication to Portuguese literacy in teaching, it is concluded that current legislation and theoretical studies demonstrate equivalence and importance to other languages, including mathematics, which needs to be experienced significantly and deeply by the little ones, and can not be discarded to give room for learning and content of other stages.pt_BR
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