Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnaIsabelaCamiloDePaula_tcc.pdf3,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Questões de gênero na literatura infantil : como o tema tem sido tratado no ciclo de alfabetização
Autor(es): Paula, Ana Isabela Camilo de
Orientador(es): Freitas, Vera Lucas de
Assunto: Livros paradidáticos
Livros didáticos
Gênero - relações
Data de apresentação: 8-Dez-2016
Data de publicação: 1-Out-2019
Referência: PAULA, Ana Isabela Camilo de. Questões de gênero na literatura infantil: como o tema tem sido tratado no ciclo de alfabetização. 2016. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: RESUMO - O conceito de gênero é muito subjetivo e cultural, permeando as diversas esferas sociais, tendo assim cada vez mais visibilidade e mais espaço de discussão na sociedade contemporânea. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem como principal objetivo compreender de que forma a literatura infantil trata as questões de gênero nos livros da Caixa de Leituras Complementares do Ministério da Educação - MEC para o Ciclo de Alfabetização, considerando a influência que a leitura e a escola têm no processo de formação dos indivíduos e discutir alguns relatos coletados em situações reais de observação participante e interação. A pesquisa foi realizada com enfoque qualitativo, de caráter exploratório, uma vez observada a necessidade de se investigar um fenômeno que parta de uma realidade social. A coleta de dados se deu por meio de levantamento bibliográfico das obras dos Acervos Complementares - alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento, disponibilizados pelo MEC para as escolas públicas brasileiras de Ensino Fundamental paralelamente a coleta de relatos pessoais que se deram por meio de observação participante em uma escola da rede particular de ensino, localizada na Asa Norte, em Brasília. Os dados obtidos foram insatisfatórios e demonstraram que há uma quantidade muito pequena de obras disponíveis acerca do assunto, além de o tema ser muito pouco abordado em sala de aula, refletindo um sentimento de irrelevância quanto ao debate da diversidade e do respeito à pluralidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons