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https://bdm.unb.br/handle/10483/22471
Título: | Questões de gênero na literatura infantil : como o tema tem sido tratado no ciclo de alfabetização |
Autor(es): | Paula, Ana Isabela Camilo de |
Orientador(es): | Freitas, Vera Lucas de |
Assunto: | Livros paradidáticos Livros didáticos Gênero - relações |
Data de apresentação: | 8-Dez-2016 |
Data de publicação: | 1-Out-2019 |
Referência: | PAULA, Ana Isabela Camilo de. Questões de gênero na literatura infantil: como o tema tem sido tratado no ciclo de alfabetização. 2016. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | RESUMO - O conceito de gênero é muito subjetivo e cultural, permeando as diversas esferas
sociais, tendo assim cada vez mais visibilidade e mais espaço de discussão na sociedade
contemporânea. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem como principal objetivo
compreender de que forma a literatura infantil trata as questões de gênero nos livros da Caixa
de Leituras Complementares do Ministério da Educação - MEC para o Ciclo de
Alfabetização, considerando a influência que a leitura e a escola têm no processo de formação
dos indivíduos e discutir alguns relatos coletados em situações reais de observação
participante e interação. A pesquisa foi realizada com enfoque qualitativo, de caráter
exploratório, uma vez observada a necessidade de se investigar um fenômeno que parta de
uma realidade social. A coleta de dados se deu por meio de levantamento bibliográfico das
obras dos Acervos Complementares - alfabetização e letramento nas diferentes áreas do
conhecimento, disponibilizados pelo MEC para as escolas públicas brasileiras de Ensino
Fundamental paralelamente a coleta de relatos pessoais que se deram por meio de observação
participante em uma escola da rede particular de ensino, localizada na Asa Norte, em Brasília.
Os dados obtidos foram insatisfatórios e demonstraram que há uma quantidade muito pequena
de obras disponíveis acerca do assunto, além de o tema ser muito pouco abordado em sala de
aula, refletindo um sentimento de irrelevância quanto ao debate da diversidade e do respeito à
pluralidade. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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