Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnaIsabelaCamiloDePaula_tcc.pdf3,41 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFreitas, Vera Lucas de-
dc.contributor.authorPaula, Ana Isabela Camilo de-
dc.identifier.citationPAULA, Ana Isabela Camilo de. Questões de gênero na literatura infantil: como o tema tem sido tratado no ciclo de alfabetização. 2016. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO - O conceito de gênero é muito subjetivo e cultural, permeando as diversas esferas sociais, tendo assim cada vez mais visibilidade e mais espaço de discussão na sociedade contemporânea. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem como principal objetivo compreender de que forma a literatura infantil trata as questões de gênero nos livros da Caixa de Leituras Complementares do Ministério da Educação - MEC para o Ciclo de Alfabetização, considerando a influência que a leitura e a escola têm no processo de formação dos indivíduos e discutir alguns relatos coletados em situações reais de observação participante e interação. A pesquisa foi realizada com enfoque qualitativo, de caráter exploratório, uma vez observada a necessidade de se investigar um fenômeno que parta de uma realidade social. A coleta de dados se deu por meio de levantamento bibliográfico das obras dos Acervos Complementares - alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento, disponibilizados pelo MEC para as escolas públicas brasileiras de Ensino Fundamental paralelamente a coleta de relatos pessoais que se deram por meio de observação participante em uma escola da rede particular de ensino, localizada na Asa Norte, em Brasília. Os dados obtidos foram insatisfatórios e demonstraram que há uma quantidade muito pequena de obras disponíveis acerca do assunto, além de o tema ser muito pouco abordado em sala de aula, refletindo um sentimento de irrelevância quanto ao debate da diversidade e do respeito à pluralidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLivros paradidáticospt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordGênero - relaçõespt_BR
dc.titleQuestões de gênero na literatura infantil : como o tema tem sido tratado no ciclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-01T11:57:38Z-
dc.date.available2019-10-01T11:57:38Z-
dc.date.submitted2016-12-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22471-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons