Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2244
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DenilussiBispodaSilva.pdf319,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As representações sociais de atores educacionais sobre gestão escolar
Autor(es): Silva, Denilussi Bispo da
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Escolas - organização e administração
Representações sociais
Data de apresentação: 8-Jul-2011
Data de publicação: 5-Jan-2012
Referência: SILVA, Denilussi Bispo da. As representações sociais de atores educacionais sobre gestão escolar. 2011. ix, 78 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A gestão escolar é um elemento muito importante dentro do ambiente escolar e está intrinsecamente ligada ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O campo educativo é um local privilegiado para saber como são construídas as representações sociais. A compreensão da gestão escolar por parte dos professores ajuda a compreender como as práticas de gestão ocorrem no âmbito da escola. A gestão escolar não deve ser exercida e centrada apenas na figura do diretor, mas todos os atores envolvidos no processo educativo devem participar e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Para analisar quais as representações de um grupo de professoras sobre a gestão foi realizada uma pesquisa com 5 professoras e 1 diretora de uma escola pública de ensino fundamental que procurou analisar as representações bem como a formação em gestão escolar e a relação entre as professoras e a equipe gestora. A análise dos resultados mostrou que a representação apresentada está centrada na figura do diretor. Em relação à formação mostrou que a formação das entrevistadas com relação à gestão escolar não é suficiente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2244
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons